Blog

Off the Grid Retreat Gravidade Zero: a hora da desaprendizagem

por:

Caroline Verre

Caroline Verre

O primeiro dia do Off the Grid Retreat, retiro virtual que abre o movimento da Expo Now!, reuniu uma programação voltada à desaprendizagem, fazendo um convite aberto ao público para esvaziar suas mochilas.

Murilo Gun e Rafa Brites conduziram o evento online trazendo as percepções e análises de nomes como Dan Brulé, Wilma Bolsoni, Clóvis de Barros Filho e os fundadores do Gravidade Zero, Dante Freitas e Renan Hannouche.

Descompression Zone
Uma das principais atrações do dia, Dan Brulé, pioneiro de renome mundial na Arte e Ciência da Respiração, destacou a importância de simplesmente respirarmos, sem a necessidade de alterar essa ação, apenas sentir conforme ela acontece, sem julgamentos.

“Comece a inspirar, expirar e dê uma pausa antes de repetir o processo. Experimente segurar cada um desses movimentos por 5 segundos. Isso provocará uma regulação na sua respiração. Você estará respirando conscientemente”, orienta Brulé. É possível incrementar esse exercício colocando uma pausa após a inalação e outra após a expiração, criando uma prática de quatro passos.

Na opinião de Brulé, são necessários poucos instantes para equalizar mente e emoções. Os movimentos corporais, a temperatura, os pensamentos, tudo se tornará mais claro. E essa clareza pode se estender a diversos outros campos da sua vida em apenas alguns minutos.

“É uma coisa linda para se fazer por si mesmo: se conectar ao seu corpo. Você está vivo e consciente, poderoso, criativo. Desfrute! Aproveite e se liberte dos pesos desnecessários sobre os seus ombros: medos, dúvidas, crenças limitantes”, declara Dan que treina médicos, psicoterapeutas, executivos corporativos e celebridades, incluindo Tony Robbins.

Back to Basics
Dante Freitas é egresso da Singularity University e, hoje, atua como chapter da instituição aqui no Brasil, em Recife. Ele é um dos fundadores do Gravidade Zero, um laboratório de inovação e impacto social cujo princípio é nos libertar das normas e fazer com que a gente aprenda a desaprender.

Em sua apresentação, Dante traz luz à incompatibilidade dos atuais sistemas (familiar, educacional, político, econômico), com a vida humana. “A gente precisa sair do modo de sobrevivência. Buscar possibilidades de vida que potencializem nossa capacidade humana. Não sabemos ainda viver, seguimos o modelo secular de sobrevivência”, declara.

Ainda nesse contexto, ele nos convida a refletir sobre a prática de adiarmos o momento de sermos quem somos, de fato, em nossas vidas; focando nos papéis a serem exercidos e cedendo às pressões. “Às vezes, os livros nos distanciam de nós mesmos. Fazer uma carreira acadêmica com mestrado, doutorado, pode trazer mais que um título, mas um importante questionamento: quanto eu me distanciei de mim mesmo através do saber do externo?”.

Into the Feelset
Terapeuta e artista plástica, membro do Arts & Healing Network – Califórnia, organização que celebra a conexão entre Arte e Cura, Wilma Bolsoni aborda a temática da inteligência emocional apontando para questões como o déficit energético, que é a tendência das pessoas gastarem mais energia que recuperarem.

Para Wilma, muitas das nossas competências intelectuais podem ser aprendidas através do estudo teórico, mas o mesmo não ocorre com a inteligência emocional, já que ela depende de vivência e musculatura decorrente de tentativa e erro.

“Interromper padrões de stress depende de técnicas simples como o heart focused breathing e o inner ease. Você é capaz de magnetizar seu coração através da respiração consciente, ancorando um estado sustentável, prolongando isso a cada prática mais”, afirma.

A tecnologia a serviço da humanidade
Renan Hannouche foi listado em 2019 pela Forbes Under 30 como um dos jovens empreendedores promissores em tecnologia e inovação. E é um dos fundadores do Gravidade Zero.

Como um engenheiro, com uma trajetória profissional tão plural e consistente encontrou o caminho para dentro de si, conseguindo pensar em resoluções de problemas mundiais mas também na própria realização pessoal? Segundo Hannouche, o processo que passou ao lado de Dante Freitas na Singularity University foi um despertar.

“Não acredito em ambientes de competição, mas de conexão, de soma. Meu objetivo é unir pessoas com princípios e propósitos em comum que estão dispostas a se dedicar, a se doar, para tornar o mundo melhor”, afirma.

De acordo com o engenheiro e empreendedor, o princípio do Gravidade Zero é libertar as pessoas das normas. “Devemos buscar mais da nossa anormalidade, a nossa naturalidade, que é a forma como nascemos, com as diferenças que temos da sociedade, não simplesmente pessoas que têm que seguir regras e aí todo mundo parece mais do mesmo”.

Fidelidade à finitude da vida
Clóvis de Barros Filho é atualmente um dos mais requisitados palestrantes do Brasil. Suas aulas e palestras sobre ética já foram ouvidas por milhões de pessoas.

Durante o evento, o jornalista lembra que a situação de pandemia funciona como um importante lembrete de que o momento presente deve ser levado com maior comprometimento, já que é tudo o que temos.

Neste sábado, a partir das 9:30, Murilo Gun e Rafa Brites voltam com a segunda parte do programa Off the Grid Retreat Gravidade Zero, trazendo uma meditação guiada com Rafael Ávila, seguida das palestras de Tania Mujica e Otto Scharmer. Para acompanhar o evento, basta se cadastrar nesse link.

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens