speakers

David

Roberts

Considerado um dos melhores especialistas
do mundo em inovação disruptiva e
tecnologias de avanço exponencial.

Sua paixão é ajudar a transformar, por meio de inovações disruptivas, a vida sofrida de um bilhão de pessoas em todo o mundo.

Roberts foi vice-reitor da Singularity University e duas vezes diretor (além de ex-aluno) do programa de pósgraduação. Ele é premiado CEO e empreendedor serial, tendo criado startups com investimentos de mais de US$ 100 milhões da Kleiner Perkins, Vinod Khosla, Cisco, Oracle, Accenture, In-Q-Tel e outras. Recebeu inúmeros prêmios e medalhas, e liderou o desenvolvimento de alguns dos mais complexos e avançados sistemas já construídos, incluindo satélites, drones e centros de fusão. Também trabalhou como banqueiro de investimento do grupo de fusões e aquisições na sede do Goldman Sachs.

Formou-se com honras em Ciência da Computação e Engenharia pelo Massachusetts Institute of Technology, tendo se especializado em Inteligência Artificial e Engenharia de Biocomputadores, e possui um MBA pela Harvard Business School.

Roberts é presidente do conselho da HaloDrop (revolucionária empresa global de serviços de drones) e da 1QBit (a primeira empresa do mundo de software para computadores quânticos), e é assessor oficial da Made-In Space, responsável pela fabricação do primeiro objeto no espaço com uma impressora 3D na Estação Espacial Internacional.

As escolas de gestão de Harvard, Stanford e Berkeley escreveram e ensinaram estudos de caso sobre sua liderança, gestão e tomada de decisões. Ele foi objeto de reportagem de capa do The Wall Street Journal e de matérias no USA Today, Fortune, The New York Times, Business Week e CNN, entre dezenas de outros órgão da mídia.

Suas startups também receberam inúmero prêmios, incluindo Internet World Net Rising Stars, Red Herring Catch, 50 maiores empresas privadas do mundo, 100 maiores empresas privadas do mundo da Red Herring, USA Today Tech Reviews Best Picks, Internet Outlook Investors Choice Award, Enterprise Outlook Choice Investors, Best of the Web da revista PC World e Apple Computer Premier Systems Integrator Award. Seu fascínio pela tecnologia começou no quarto ano do ensino fundamental, quando construiu um drone elétrico para transportar sua irmãzinha mais nova até o ponto de ônibus, alimentado pelo que havia sido antes o aspirador de pó de sua mãe e — felizmente — limitado pelo comprimento do cabo de força.

Yvonne

Cagle

Astronauta da National
Aeronautics and Space
Administration (NASA)

É professora consultora do Departamento de Medicina Cardiovascular da Universidade de Stanford e de seu Departamento de Engenharia Elétrica. Além disso, dra. Cagle também atuou como médica de aviação sênior certificada e examinadora para a Administração Federal de Aviação e como instrutora de suporte cardíaco avançado.

Dra. Cagle, atualmente, é cientista-chefe do Programa de Nível II do Programa de Pesquisa de Suborbital Comercial e Reutilizável da NASA. Ela foi designada como chefe e coordenadora de relacionamentos estratégicos para o Google e outras parcerias do Vale do Silício. Seu trabalho inovador é preservar os dados legados pela NASA, consolidando sua liderança no mapeamento global, energias sustentáveis, iniciativas verdes e preparação para desastres naturais.

Depois de graduar-se pela Universidade Estadual de São Francisco, dra. Cagle obteve o mestrado pela Universidade de Washington. Ela completou um estágio no Highland General Hospital em Oakland, Califórnia, e uma residência em clínica geral em Ghent Family Medicine na Eastern Virginia Medical School em Norfolk, Virgínia.

Recebedora da Medalha do Serviço de Defesa Nacional, Medalha de Conquista da Força Aérea, Prêmio do Médico Excepcional dos Médicos da Força Aérea dos Estados Unidos e Prêmio de Cientista da Associação Técnica Nacional, dra. Cagle começou sua carreira médica como cirurgiã de voo. Ela estava ativamente envolvida no apoio à missão de aeronaves que fornecem apoio médico e resgate em uma variedade de missões aeromédicas. Dra. Cagle contribuiu com contínuos dados para o estudo transversal sobre a saúde dos astronautas e serviu como consultora para a telemedicina espacial.

Dra. Cagle está no comitê consultivo do Centro Nacional de Desempenho Humano do Centro Médico do Texas. Ela era membro do Grupo de Trabalho da NASA e viajou para a Rússia para estabelecer normas e procedimentos médicos internacionais para os astronautas. Ela também atuou na Faculdade de Clínica de Voluntariado de Medicina Familiar da Universidade da Califórnia, em Davis.

Divya

Chander

Dra. Chander é médica e
neurocientista formada por
Harvard, UCSD, UCSF e pelo
Instituto Salk.

Ela trabalha na Faculdade de Anestesiologia da Universidade de Stanford desde 2008 e conduz a área de Neuromedicina da Singularity University desde 2010. Seu pós-doutorado em tecnologia optogenética foi realizado nos laboratórios de Karl Deisseroth e Luis de Lecea em Stanford, onde ela usou canais iônicos ativados pela luz inseridos no DNA para estudar os “interruptores” do sono e da consciência em cérebros. Na sala de cirurgia, ela aplica a tecnologia EEG para entender como os cérebros humanos se comportam quando perdem e recuperam a consciência. Recentemente desenvolveu uma iniciativa de medicina de precisão que visa entender a variabilidade genética nas respostas aos medicamentos anestésicos.

Seu objetivo é entender os mecanismos neurais da consciência e, eventualmente, utilizar esse conhecimento para desenvolver algoritmos aprimorados para criar melhores monitores cerebrais. Ela vem trabalhando em aplicações de dispositivos portáteis neurais para cruzar mercados de consumo e médicos.

A dra. Chander alimenta uma paixão paralela pela exploração espacial. Durante sua vida, é seu desejo mais profundo ver uma arquitetura bem desenvolvida para sustentar a exploração humana e robótica de nosso sistema solar.

Ex-aluna da International Space University, dra. Chander realizou simulações remotas de resgates de acidentes, aplicação de anestesia e cirurgia em ambientes análogos ao de Marte com médicos nos EUA, França e na base de Concordia na Antártida. Ela está envolvida em um consórcio que estuda o efeito da microgravidade e da radiação no sistema nervoso, no sistema cardiovascular, na cognição e no sono. A dra. Chander antecipa o uso de muitas das tecnologias de imageamento do cérebro aplicadas a sua prática clínica para entender o desenvolvimento do sistema nervoso e sua plasticidade em um ambiente de microgravidade espacial para melhorar missões espaciais de curta e longa duração.

Ramez

Naam

Cientista de computação,
futurólogo e autor premiado.

Ramez passou 13 anos na Microsoft, onde liderou equipes desenvolvendo versões iniciais do Microsoft Outlook, Internet Explorer e o mecanismo de busca do Bing.

Sua carreira se concentrou em proporcionar recursos avançados de colaboração, comunicação e recuperação de informações para aproximadamente um bilhão de pessoas em todo o mundo e levou-o ao papel de Parceiro e Diretor de Gerenciamento de Programas na Microsoft, com experiência profunda liderando equipes que trabalhavam em tecnologias de ponta tais como aprendizagem de máquina, pesquisa, serviços de escala maciça e inteligência artificial. Ramez fundou a Apex NanoTechnologies, a primeira empresa dedicada inteiramente a ferramentas de software para acelerar o design molecular. Ele possui 19 patentes relacionadas aos motores de busca, recuperação de informações, navegação na web, inteligência artificial e aprendizado automático.

Ramez também é coautor premiado com HG Wells de The Infinite Resource: The Power of Ideas on a Finite Planet (não ficção), livro em que analisa os desafios ambientais e de recursos naturais diante das mudanças climáticas e das necessidades crescentes de energia, água e alimento, e traça um curso para enfrentar esses desafios, investindo na inovação científica e tecnológica para superá-los, e alterando nossas políticas para incentivar a conservação e inovações.

Formado pela Universidade de Illinois Urbana-Champaign e pela Academia de Matemática e Ciência de Illinois em Aurora Illinois, Ramez escalou montanhas, desceu em fendas geladas, perseguiu tubarões em seu habitat, foi mochileiro nos cantos remotos da China e percorreu de bicicleta centenas de quilômetros da costa do Vietnã. Ele mora em Seattle, onde escreve e faz palestras.

Raymond

McCauley

Cientista, engenheiro e
empresário trabalhando na
vanguarda da biotecnologia.

Raymond explora como a aplicação da tecnologia às ciências da vida - biologia, genética, medicina e agricultura - está afetando cada um de nós. Ele é conhecido por usar a narração de histórias e exemplos simples para mostrar quão rapidamente essas mudanças estão acontecendo, agora mesmo.

Raymond é presidente da Biotech Track na Singularity University. Arquiteto-Chefe e cofundador da BioCurious (http://biocurious.org), o hackerspace para biotecnologia, sem fins lucrativos, onde cientistas profissionais, apreciadores da DIYbio e empresários se unem para projetar a próxima grande coisa a sair de uma garagem do Vale do Silício. Parte da equipe desenvolveu a próxima geração de sequenciamento de DNA na Illumina, onde Raymond trabalhou em bioinformática, sequenciamento de câncer e genoma individual. Seu trabalho e história foram apresentados na Wired, Forbes, Time e Nature.

O trabalho de pós-graduação de Raymond inclui estudos na Universidade Texas A & M, Stanford e UC Berkeley em engenharia elétrica, informática, biofísica, bioquímica, bioinformática e nanotecnologia. Seus antigos empregadores são Genomera, Illumina, Ingenuity Systems, TANSTAAFL Media, QIAGEN, Viatel, NASA e outras agências federais. Raymond desenvolve e aconselha uma variedade de empresas e organizações, incluindo Genomera (ensaios clínicos com base em dados populacionais), Vecoy Nanomedicines (plataforma antivírus de biologia sintética), Androcyte (pesquisa de longevidade) e Nanokit (DNA origami).

Larry

Keeley

É o estrategista que trabalhou por mais
de três décadas para desenvolver
métodos de inovação mais efetivos.

Ele é presidente e cofundador da Doblin Inc, empresa de estratégia de inovação conhecida por sistemas de inovação pioneiros e abrangentes, que melhoram materialmente as taxas de sucesso da inovação e o retorno do investimento em inovação. Desde 1979, Keeley trabalhou com muitas empresas globais sobre a eficácia da inovação.

Também moldou as estratégias de inovação no setor filantrópico em estreita colaboração com a Fundação Gates, a Fundação Rockefeller, a Fundação MacArthur e outras, além de governos em todo o mundo. Keeley faz palestras e publica com frequência sobre aspectos estratégicos da inovação. Em seu livro Ten Types of Innovation, the Breakthroughs, Keeley codifica grande parte da pesquisa que impulsiona a inovação efetiva.

Thomas

Kriese

Thomas Kriese tem cerca de
20 anos de experiência no
mercado de tecnologia.

Em 1996, foi trabalhar para a America Online; ali foi responsável por desenhar modelos de programação de conteúdos e lançar o AOL Hometown. No ano 2000, juntou-se à Fundação Time Warner (organização sem fins lucrativos da Time Warner Inc.) para ajudar a integrar a inovação tecnológica em seu trabalho. Na prestigiada Singularity University, ele é o responsável por definir e executar a estratégia da universidade em relação às comunidades locais, por trabalhar com seus líderes e por criar uma infraestrutura que permita à SU crescer além das fronteiras do Silicon Valley.

Vivienne

Ming

Nomeada pela revista Inc., em 2013,
uma das 10 mulheres em tecnologia
para serem seguidas.

Uma das 10 escolhidas de Women to Watch in Tech de 2013 pela revista Inc., Vivienne Ming é neurocientista, tecnóloga e empresária, cofundou a Socos, onde o aprendizado de máquinas e a neurociência cognitiva se combinam para maximizar os resultados da vida dos estudantes. Vivienne também é estudiosa visitante no Centro de Redwood de UC Berkeley para Neurociências Teóricas, onde ela prossegue sua pesquisa em neuropróteses. Em seu tempo livre, Vivienne desenvolveu um modelo preditivo de diabetes para gerenciar melhor os níveis de glicose de seu filho diabético e sistemas para prever episódios maníacos em doentes bipolares.

Ela faz parte dos conselhos de StartOut, The Palm Center, Emozia, Engender e Genderis Inc., e é conselheira de ciência da Cornerstone Capital, Platypus Institute, Shiftgig e Bayes Impact. Dra. Ming também fala com frequência sobre questões de inclusão LGBT e gênero em tecnologia. Vivienne mora em Berkeley, Califórnia, com sua esposa e seus dois filhos.

Francisco

Araújo

Doutor em História das Ciências e das Técnicas &
Epistemologia, mestre em Antropologia Social e master
em International Management e Guest Speaker da
Singularity University.

Possui mais de dez anos de experiência em trabalhos que envolvem inovação e impacto social.

É sócio da Maker Investimentos Criativos. Atuou até 2017 como Chief Innovation Officer e coordenador da área de Educação e Oportunidade da ONG Viva Rio. Coordenou também o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, fruto de uma parceria entre Rede Globo, Unesco e Viva Rio. Integrou a área de desenvolvimento de projetos ligada ao fundo de impacto VRB. Foi pesquisador sênior da área de inovação da Diretoria de Análises de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (DAPP-FGV), atuando também como consultor pela FGV Projetos. Atuou como coordenador geral dos estudos para avaliação, minoração e compensação de impactos referentes ao componente “indígena” dos processos de licenciamento socioambientais da usina hidrelétrica de Jirau. Foi expedicionário colaborador no Projeto Genográfico Brasil (National Geographics Foundation, IBM). Iniciou sua carreira como assessor do escritório de Relações Internacionais da Academia Brasileira de Ciências.

Cientista social (UFRJ), com mestrado em Antropologia Social (Museu Nacional, UFRJ), MBA em Marketing (IAG/PUC-RJ) e Master em Gestão Internacional (IAE, Université Pierre Mendès-France), treinamento em Avaliação de Impactos (Latin American and Caribbean Environmental Economics Program, CATIE), Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard University/PUC-RS). Doutorado interdisciplinar e interdepartamental em História das Ciências e das Técnicas & Epistemologia (COPPE/IQ/IM, UFRJ). Cursou o Graduate Studies Program da Singularity University (NASA Research Park), com bolsa de estudos provida pelo Google. Já palestrou em diversos programas acadêmicos, entre eles o GSP16 da Singularity University e o Prince of Wales Business and Sustainability Programme da Universidade de Cambridge e 20th Latin American Conference, MIT – Sloan School of Management.

Tiago

Mattos

É um futurólogo brasileiro, empresário, educador, autor e palestrante.

Tiago dá aulas na Universidade Hebraica de Jerusalém (Programa de Inovação Transdisciplinar) e é responsável pela cadeira de Futurologia. Ele criou vários tópicos em conferências e eventos corporativos para empresas listadas na Fortune 500.

Atualmente lidera a Aerolito, empresa que oferece cursos de futurologia e lida com experiências de realidade virtual, internet das coisas, robótica e inteligência artificial.

Tiago Mattos é formado em Comunicações pela PUC do Rio Grande do Sul. Estudou no MIT com o professor Thomas W. Malone, autor de O futuro do trabalho. Ele participou da primeira edição do TIP pela Universidade Hebraica de Jerusalém e estudou técnicas de prospecção no Institute for the Future em Palo Alto. Em 2007, cofundou a Perestroika, escola para atividades criativas, onde expandiu suas atividades para incluir: inovação, tecnologia, design, empreendedorismo, entre outros. Entre os anos de 2012 e 2014, a escola iniciou suas atividades em outras cinco cidades do Brasil, bem como seu primeiro projeto internacional, em São Francisco, Califórnia. Em 2015, a escola lançou o Neotribes — seu segundo empreendimento internacional.

Seu primeiro livro, VLEF (Vai lá e faz), é um manifesto ao empreendedorismo e traz reflexões sobre como criar uma empresa no século 21. O projeto foi apoiado pela plataforma de crowdfunding do Catarse, da qual foi recordista por algum tempo .

Tonia

Casarin

É mestre em Educação pela Universidade
de Columbia, em Nova York, é Lemann
Fellow e Global Salzburg Fellow.

Empreendedora na área de educação, Tonia trabalha com o desenvolvimento de competências socioemocionais. É educadora e palestrante, tendo feito um TEDx Talk em 2016. É professora de pós-graduação no Singularidades e da PUC-Rio. É autora do livro infantil Tenho monstros na barriga”, que virou best-seller no Brasil.

Em 2017 foi vencedora do Global Impact Challenge no Brasil, prêmio da Singularity University e passou três meses na sede da NASA. Lançou um novo livro infantil em setembro de 2017 e prepara outro para 2018.

Fernando

Ulrich

Especialista em criptomoedas.

Mestre em Economia pela Escola Austríaca, com experiência mundial nos mercados financeiro e imobiliário. É conselheiro do Instituto Mises Brasil, estudioso de teoria monetária e mantém um blog no portal InfoMoney chamado “Moeda na era digital” e um canal no YouTube com mesmo nome. É autor do livro Bitcoin — a moeda na era digital.

Fabio

Teixeira

É cofundador e Chief Technology Officer (CTO) da Hypercubes.

Formado em análise de sistemas pela FIAP, foi o primeiro indivíduo no mundo a conquistar uma bolsa integral para cursar o prestigiado programa da Singularity University, situada no campus da NASA, na Califórnia.

Sua teoria de teletransporte do efeito fotoelétrico para transmissão de energia solar do espaço lhe rendeu mais uma bolsa, desta vez para estudar na International Space University.

Alex

Paris

Especialista em Energia das Nações Unidas
sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), no
Gabinete do Secretário Executivo.

Ele trabalhou em diferentes funções. Como Diretor Técnico dos centros regionais de colaboração (CCR), em Bogotá e St. George, apoiou o desenvolvimento de várias linhas de base padronizadas (SBL), incluindo o cálculo de fatores de emissão da rede (GEF) e as contribuições direcionadas a nível nacional (INDCs).

Mais tarde, ele se juntou à UNFCCC Energy Team, medição, relatório e verificação (MRV), na unidade de regulamentação e desenvolvimento (RDU). Ele iniciou o trabalho do secretariado da UNFCCC sobre as tecnologias de contabilidade distribuída (DLTs), incluindo a tecnologia Blockchain. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2017 (COP23) em Bonn, Alemanha, apresentou o potencial das DLTs para a ação climática, e foi também membro do júri no Hack4Climate.

Possui mestrado em tecnologias de células de combustível da Universidade de São Paulo. Fez o programa de treinamento de um ano com a Deutschen Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), em nome do Ministério Federal Alemão para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ) na gestão do desenvolvimento no setor de energia.

Em 2013, frequentou um curso de pós-graduação em energia renovável na Universidade das Nações Unidas (UNU), em Tóquio, Japão. Ele participou do GSP 2016 na Singularity University (SU), NASA Research Park em Mountain View, EUA, recebendo uma bolsa de estudos completa do Google. Na SU, ele cofundou a startup ReBeam Space Inc. (mais tarde incorporada pela NoPo Nanotechnologies). ReBeam é desenvolvedora de tecnologias de energia sem fio para distribuir eletricidade em uma escala intercontinental com a missão de construir uma rede de energia sem fio.

Jarbas

Agnelli

É diretor de cena,
com vários prêmios
no currículo.

Possui passagens por grandes agências brasileiras, incluindo a que fundou, considerada uma pequena grande empresa. É lá que Jarbas cria e finaliza comerciais, curtas, vídeos e trilhas sonoras (sim, ele também é apaixonado por música), tendo como fonte de inspiração, técnicas de animação, como live action 3D, motion design e stop-motion.

É pai do Gabriel, da Nina e de pelos menos duas obras imperdíveis: Birds on the wires, vencedor do festival YouTube Play Guggenheim, escolhido entre 23 mil vídeos de 91 países, e The City of samba, em parceria com Keith Loitit. Com a técnica tilt shift, a dupla animou nada menos do que 168 mil fotografias da Cidade Maravilhosa durante um carnaval: amor de verão para sempre.

Mariana Vasconcelos

É filha de fazendeiros e CEO da
Agrosmart.

Membro do Conselho da 4lab, uma organização não governamental focada em pesquisa e desenvolvimento de IoT (Internet of Things). Possui formação na área de desenvolvimento de negócios pela UNIFEI, ESALQ/USP, UCLA e Singularity University. Ela é embaixadora global do Thought for Food, palestrante renomada mundialmente em agricultura digital e futuro da agricultura, considerada umas 100 pessoas mais influentes em Agribusiness pela Dinheiro Rural e nomeada uma das 50 pessoas que estão impactando o mundo 2017, pela Kayros Society.

Joana

Cesar

É artista plástica; um traço acentuado de
sua obra é a obsessão do ocultamento.

Muitos de seus trabalhos foram cobertos de tinta tão logo concluídos. Num pedaço de parede de 5 por 3 metros, no ateliê que divide com a mãe, Joana pintou e cobriu a superfície sucessivas vezes. Entre uma camada e outra, escondia objetos: folhetos de mãe de santo trazidos da rua, bolsas que ela mesma fizera, peças de lingerie. A parede ganhou dois palmos de camadas e depois foi desmontada. “Descobri que tinha mais tesão em cobrir do que em pintar”, explicou.

“Escrevia por toda a parede, muito solta, sabendo que teria depois a sensação maravilhosa de cobrir tudo aquilo”. Os trabalhos no ateliê, contudo, lhe deram vontade de ir para a rua e mostrar seus textos. Mas não venceu a timidez: preferiu se expor de modo incompreensível e apócrifo, recorrendo ao alfabeto secreto que concebera na puberdade. Aos 12 anos, Joana se apaixonou por um amigo do irmão mais velho, de quem escondeu o sentimento. Atribuiu um símbolo a cada letra do alfabeto e passou a escrever suas confissões em segurança. Usou o idioma secreto por dois ou três anos. Aí perdeu o interesse e abandonou o código.

Plínio

Targa

Investidor e empreendedor, Plínio é o CEO da BrainCare HealthTech,
startup brasileira acelerada pela Singularity University
em 2017 e que tem a missão de promover um novo sinal vital.

Ao longo de sua trajetória, entendeu que sua principal habilidade era conectar e envolver pessoas em causas que transformam a realidade. Foi assim que ajudou a criar e a desenvolver negócios percebidos como inovadores e que impactavam positivamente a vida das pessoas.

Atualmente é CEO da Braincare, empresa de tecnologia em saúde, criada a partir de uma descoberta científica disruptiva: um método não invasivo para monitorar a pressão intracraniana que disponibiliza instantaneamente uma informação médica relevante e de alto impacto na vida do paciente e de seus familiares.

O desafio atual é fazer essa tecnologia alcançar o maior número de pessoas no menor espaço de tempo possível, fazendo do mundo um lugar com menos dor e sofrimento, e com mais histórias de saúde e felicidade.

Robert

Muggah

É especialista em
segurança e
desenvolvimento.

É um dos fundadores do Instituto Igarapé, onde coordena as áreas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Também é coordenador de pesquisa da Fundação SecDev, dedicada à segurança na internet. É afiliado à Universidade de Oxford, à Universidade de San Diego e ao Centro de Conflito, Desenvolvimento e Paz do Instituto de Pós-Graduação de Estudos Internacionais e Desenvolvimento, na Suíça. Seu trabalho foi publicado em veículos como Atlantic, BBC, CNN, Der Spiegel, Fast Company, Financial Times, The Guardian, The New York Times, Quartz, Wired, entre outros.

Robert dedicou quase 20 anos à supervisão de projetos de pesquisa de grande escala em mais de 50 países, em estreita colaboração com dezenas de agências multilaterais e bilaterais sobre ação humanitária, desenvolvimento, migração, planejamento urbano e política de segurança. É conselheiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento, das Nações Unidas e do Banco Mundial sobre questões de segurança pública e política de ajuda ao desenvolvimento. Trabalha com empresas, universidades, organizações sem fins lucrativos na América Latina, América do Norte, África, Oriente Médio e Europa Ocidental. Em 2013, Robert foi nomeado uma das 100 pessoas mais influentes em redução da violência no mundo e, em 2016, foi escolhido pelo secretário-geral da ONU como consultor de um relatório global sobre juventude, paz e segurança.

Dirige ou colabora com várias publicações e organizações internacionais, o que inclui: Know Violence in Childhood, Global Initiative Against Transnational Organized Crime e o World Economic Forum’s Councils on Fragility, Conflict and Violence and the Future of Cities. Também se apresenta com frequência em grandes eventos, como a reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, o Web Summit e o Fórum de Chicago sobre Cidades.

Antes de ingressar no Igarapé, ele era o diretor de pesquisa do Small Arms Survey (2000-2011), na Suíça, e trabalhou com a ONU e com outras organizações na África, Ásia e América Latina. Escreveu ou editou mais de uma dezena de livros e centenas de capítulos, artigos de periódicos, relatórios e editoriais de mídia. Nas últimas décadas, tem se dedicado a aumentar a produção acadêmica em vários idiomas sobre o Sul global. Em 2014 e 2016, foi convidado a falar no TED Global sobre o futuro das cidades e a violência urbana. Tem doutorado pela Universidade de Oxford e mestrado pelo Instituto de Estudos de Desenvolvimento (IDS) da Universidade de Sussex.

Oswaldo

Gonçalves

É formado em Ciências Biológicas, mestre em Saúde Pública, na área de Epidemiologia, e doutor em Engenharia Biomédica.

É formado em Ciências Biológicas, mestre em Saúde Pública, na área de Epidemiologia, e doutor em Engenharia Biomédica. Há mais de 30 anos é pesquisador no Departamento de Computação Científica da Fundação Oswaldo Cruz. É membro permanente dos programas de pós-graduação em Epidemiologia em Saúde Pública e Biologia Computacional. Suas principais áreas de atuação são: análise e modelagem de dados espaciais e temporais, vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis ebioestatística, mineração de dados, data science aplicada em epidemiologia.

Ronaldo

Fragoso

É líder e estrategista
da Deloitte, uma das
maiores consultorias do
mundo.

Atualmente Ronaldo conduz a abordagem de mercado da Deloitte no Brasil, atuando com programas voltados a clientes estratégicos e indústrias. Com frequência é convidado a participar de painéis em eventos, contribuindo com suas avaliações de negócios e de tendências que impactam vários setores da economia. É o porta-voz nacional da pesquisa global “Industry 4.0 – Are you Ready”, lançada pela Deloitte no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Camila

Achutti

Mestre de
Cerimônia

Camila Achutti é referência mundial na luta pela presença de mais mulheres na área de tecnologia. Conquistou o prêmio Women of Vision 2015, sendo a primeira estudante latino-americana a receber tal distinção.

Fundadora do blog Mulheres na Computação, falou em um TEDx num estádio de futebol e viajou o Brasil, da Amazônia a comunidades no Rio de Janeiro, ensinando mais de 15.000 jovens a criar aplicativos. Já era empreendedora antes mesmo de se reconhecer como tal; hoje é CTO e cofundadora da Ponte21, agência de inovação, e da Mastertech, plataforma de educação de habilidades do século 21, parceira oficial do Facebook na Estação Hack.

É cientista da computação de coração e formação pelo IME-USP, onde também finalizou seu mestrado. Professora de Engenharia no Insper, já trabalhou com grandes empresas, como Google, Intel, Accenture, Itaú e Leroy Merlin. Isso tudo com apenas 26 anos, guiada pelo sonho de transformar o mundo — talvez por isso ela tenha sido listada pela Forbes como 30 Under 30.

Lucas

Maciel

Mestre de
Cerimônia

Ainda aos 21 anos de idade, venceu mais 4.000 candidatos para se tornar Trend Hunter da DM9, a mais premiada agência de publicidade do país, partindo numa viagem de volta ao mundo em 99 dias para mapear tendências comportamentais, tecnológicas, artísticas e sociais em estado embrionário. Criou um blog para compartilhar as descobertas e deu palestras em escolas, instituições públicas, cursos de pós-graduação e empresas, como Vivo e O Globo.

Foi a principal responsável pelo lançamento do The Public Domain Project — plataforma digital para distribuição gratuita de vídeos, fotos e áudios históricos para criadores de conteúdo de todo o mundo — e hoje coordena o lançamento do Futuur: mercado de previsões social e gamificado, que se vale da inteligência coletiva para fazer previsões em áreas como política, finanças e entretenimento. Economista de formação, comunicador por essência, contorcionista da Escola Nacional de Circo e passista de frevo, Lucas sempre buscou aliar o que parece distante, e espera continuar demonstrando que, ao olhar para frente, não é preciso dar as costas para o que está atrás.

David Roberts
Sua paixão é ajudar a transformar, por meio de inovações disruptivas, a vida sofrida de um bilhão de pessoas em todo o mundo.

Considerado um dos melhores
especialistas do mundo em
inovação disruptiva e tecnologias
de avanço exponencial.

Yvonne Cagle
Professora consultora do Departamento de Medicina Cardiovascular da Universidade de Stanford e seu Departamento de Engenharia Elétrica.

Astronauta da NASA.

Divya Chander
Ela trabalha na Faculdade de Anestesiologia da Universidade de Stanford desde 2008 e conduz a área de Neuromedicina da Singularity University desde 2010.

Dra. Chander é médica e neurocientista formada por Harvard, UCSD, UCSF e pelo Instituto Salk.

Ramez Naam
Ramez passou 13 anos na Microsoft, onde liderou equipes desenvolvendo versões iniciais do Microsoft Outlook, Internet Explorer e o mecanismo de busca do Bing.

Cientista de computação,
futurólogo e autor premiado.

Raymond McCauley
Raymond explora como a aplicação da tecnologia à vida — biologia, genética, medicina e agricultura — está afetando cada um de nós.

Cientista, engenheiro
e empresário trabalhando na
vanguarda da biotecnologia

Larry Keeley
Presidente e cofundador da Doblin Inc, empresa de estratégia de inovação, conhecida por sistemas pioneiros de inovação abrangentes, que melhoram materialmente as taxas de sucesso da inovação e o retorno do investimento em inovação.

Estrategista que trabalhou por mais de três décadas para desenvolver métodos de inovação mais efetivos.

Thomas Kriese
Em 1996, foi trabalhar para a America Online; ali foi responsável por desenhar modelos de programação de conteúdos e lançar o AOL Hometown.

Thomas Kriese tem cerca de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia.

Vivienne Ming
Neurocientista, tecnóloga e empresária. cofundou o Socos, onde o aprendizado de máquinas e a neurociência cognitiva se combinam para maximizar os resultados da vida dos estudantes.

Nomeada pela revista Inc., em 2013,
uma das 10 mulheres em tecnologia
para serem seguidas.

Francisco Araújo
É sócio da Maker Investimentos Criativos. Atuou até 2017 como Chief Innovation Officer e coordenador da área de Educação e Oportunidade da ONG Viva Rio.

Doutor em História das Ciências e das Técnicas & Epistemologia, mestre em Antropologia Social e master em International Management e Guest Speaker da Singularity University.

Tiago Mattos
Professor na Universidade Hebraica de Jerusalém (Programa de Inovação Transdisciplinar) e responsável pela cadeira de Futorologia.

É um futurólogo brasileiro,
empresário, educador,
autor e palestrante.

Tonia Casarin
Empreendedora na área de educação, Tonia trabalha com o desenvolvimento de competências socioemocionais.

É mestre em Educação pela
Universidade de Columbia, em
Nova York, é Lemann Fellow e
Global Salzburg Fellow.

Fernando Ulrich
Mestre em Economia pela Escola Austríaca, com experiência mundial nos mercados financeiro e imobiliário.

Especialista em
criptomoedas.

Fabio Teixeira
Fabio ganhou uma bolsa de estudos completa para participar do Programa GSP da Singularity University, em NASA Ames Research Park.

Tech Entrepreneur e aluno da Singularity University e International Space University.

Alex Paris
Ele trabalhou em diferentes funções. Como Diretor Técnico dos centros regionais de colaboração (CCR), em Bogotá e St. George, apoiou o desenvolvimento de várias linhas de base padronizadas (SBL), incluindo o cálculo de fatores de emissão da rede (GEF) e as contribuições direcionadas a nível nacional (INDCs).

Especialista em Energia das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), no Gabinete do Secretário Executivo.

Jarbas Agnelli
Possui passagens por grandes agências brasileiras, incluindo a que fundou, considerada uma pequena grande empresa.

É diretor de cena, com vários
prêmios no currículo.

Mariana Vasconcelos
Membro do Conselho da 4lab, uma organização não governamental focada em pesquisa e desenvolvimento de IoT (Internet of Things).

É filha de fazendeiros e CEO da Agrosmart.

Joana Cesar
Muitos de seus trabalhos foram cobertos de tinta tão logo concluídos.

É artista plástica; um traço acentuado de sua obra é a obsessão do ocultamento.

Plínio Targa
Ao longo de sua trajetória, entendeu que sua principal habilidade era conectar e envolver pessoas em causas que transformam a realidade.

Investidor e empreendedor, é CEO da BrainCare HealthTech, startup brasileira acelerada pela Singularity University em 2017 e que tem a missão de promover um novo sinal vital.

Robert Muggah
É um dos fundadores do Instituto Igarapé, onde coordena as áreas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

É especialista em
segurança e
desenvolvimento.

Oswaldo Gonçalves
É formado em Ciências Biológicas, mestre em Saúde Pública, na área de Epidemiologia, e doutor em Engenharia Biomédica.

Biólogo, mestre em Saúde Pública, na área de Epidemiologia, e doutor em Engenharia Biomédica. Há mais de 30 anos é pesquisador em computação científica na Fiocruz.

Ronaldo Fragoso
Atualmente Ronaldo conduz a abordagem de mercado da Deloitte no Brasil, atuando com programas voltados a clientes estratégicos e indústrias.

É líder e estrategista da Deloitte, uma das maiores consultorias do mundo.

Camila Achutti
Camila Achutti é referência mundial na luta pela presença de mais mulheres na área de tecnologia.

Mestre de Cerimônia

Lucas Maciel
Lucas vive na interseção entre o tradicional e o inovador.

Mestre de Cerimônia

programação

Abertura | Boas-vindas 8h30 - 9h00

Se você alguma vez sonhou em criar algo massivo e que ajudasse a criar um mundo mais próspero, abundante e pacífico, então as informações compartilhadas nesta sessão são muito importantes para você.

Tópicos abordados: Pensamento exponencial e Execução exponencial.
horário speaker exponential tech & transformative practices global challenges & opportunities
9h00 - 9h23 Peter Diamandis (Vídeo) O que é a SU Tecnologias Exponenciais
9h23 - 9h46 Thomas Kriese Governança e Educação
9h46 - 10h29 Robert Muggah Tecnologia Social Segurança | Governo | Cidades Inteligentes

coffee break 10h29 - 11h29

O infinito do espaço, da arte e da criação humana encontra-se sob a égide da descoberta e dos talentos que exploram os segredos, dos mais simples aos mais desafiadores.

Tópicos abordados: Arte/Criatividade, Matemática e Criptografia/Machine learning e Exploração espacial.
horário speaker exponential tech & transformative practices global challenges & opportunities
11h29 - 12h02 Yvonne Cagle Espaço Espaço | Saúde
12h02 - 12h32 Joana César O Poder da Arte
12h32 - 12h57 Alex Paris Energia / Mudança Climática Meio Ambiente

Almoço 12h57 - 14h37

Ao olhar onde estamos e aonde podemos ir, saber olhar as possibilidades presentes conhecidas e desconhecidas e conectá-las de uma maneira diferente pode fazer a diferença!

Tópicos abordados: Visualização e música, Robótica para a saúde e cenários futurísticos.
horário speaker exponential tech & transformative practices global challenges & opportunities
14h37 - 15h20 Jarbas Agnelli Músico | Performance de Arte
15h20 - 15h43 Divya Chander Neurociência | Medicina Saúde Global
15h43 - 16h06 Tiago Mattos Estudos do Futuro | Futuro da Educação e Trabalho Aprendizado

coffee break 16h06 - 17h06

Navegar em um mundo complexo pode exigir ferramentas, visões do futuro e quiçá, a intuição. Mas é preciso alguns mapas nesse caminho para ajudar a navegar pelos cenários complexos.

Tópicos abordados: Inovação de ruptura, Machine Learning aplicada à saúde, Tecnologia sociais aplicadas à políticas públicas.
horário speaker exponential tech & transformative practices global challenges & opportunities
17h06 - 17h49 Vivienne Ming Machine Learning | Inteligência Artificial Educação | Prosperidade
17h49 - 18h12 Oswaldo Cruz Machine Learning| Inteligência Artificial Saúde Global
18h12 - 18h25 Apresentação SU - Programas (Equipe SU)

Abertura | Boas-vindas 8h30 - 9h00

Nesta sessão, a criatividade e genialidade em gerar inovações tecnológicas, que podem mudar profundamente nossas relações, serão abordadas sob a perspectiva do ser humano.

Tópicos abordados: Educação; Machine learning; Inteligência artificial; Redes e sensores.
horário speaker exponential tech & transformative practices global challenges & opportunities
9h00 - 9h43 Larry Keeley Organização de Inovação Prosperidade
9h43 - 10h06 Plínio Targa Health IoT Global Health
10h06 - 10h29 Tonia Casarin Educação Aprendizado

coffee break 10h29 - 11h29

Ao explorar os cenários existentes e as tecnologias exponenciais, podemos imaginar um futuro em que a inventividade humana suportada por tecnologias exponenciais pode abrir avenidas de exploração absolutamente imprevisíveis.

Tópicos abordados: Tecnologias sociais para segurança, biotecnologia, Revolução 4.0 e Blockchain.
horário speaker exponential tech & transformative practices global challenges & opportunities
11h29 - 11h52 Francisco Araujo Tecnologia Social Prosperidade | Governo
11h52 - 12h35 Raymond McCauley Biotecnologia Aprendizado | Saúde Global | Empreendedorismo
12h35 - 13h15 Painel: Fernando Ulrich / Ronaldo Fragoso Criptomoedas | BLockchain Prosperidade | Governança | Revolução 4.0

Almoço 13h15 - 14h55

As tecnologias exponenciais, que arrebentam as portas da escassez, podem transformar profundamente a humanidade por meio da abundância.

Tópicos abordados: Energia; Inteligência artificial para mapeamento da Terra em tempo real; Tecnologias exponenciais no Agrobusiness.
horário speaker exponential tech & transformative practices global challenges & opportunities
14h55 - 15h38 Ramez Naam Energia Energia | Meio Ambiente
15h38 - 16h01 Mariana Vasconcelos Rede | Sensores Alimentação
16h01 - 16h31 Fabio Teixeira Inteligência Artificial | Robótica Espaço | Empreendedorismo| Alimentação

coffee break 16h31 - 17h31

O progresso humano no instante da curva exponencial, suas possibilidades infinitas e o nascimento de uma nova era.

Tópicos abordados: Inovação e prosperidade.
horário speaker exponential tech & transformative practices global challenges & opportunities
17h31 - 19h01 David Roberts Inovação Prosperidade




Os horários poderão sofrer ajustes de acordo com a entrada de atrações na programação.

participação no evento

investimento:
  • 1º lote - esgotado
  • 2º lote - esgotado
  • 3º lote - esgotado
  • Último lote - esgotado
a participação no evento inclui:
  • Material de apoio
  • Tradução simultânea
  • Aprendizado e networking
  • Certificado HSM online
  • Almoço finger food
  • Coffee break
Não conseguiu uma vaga?

É proibida a entrada de menores de 18 anos no evento.

Para mais informações: (11) 4689-6666 | relacionamento@hsm.com.br | hsm.com.br

a singularity university

A Singularity University reúne as mentes mais brilhantes do mundo e as capacita para criar um futuro abundante por meio da aplicação de tecnologias exponenciais.

Pela primeira vez no Brasil, os palestrantes da SingularityU se juntarão a líderes e inovadores brasileiros para apresentação de ecossistemas capazes de navegar nas maiores transformações sofridas pela humanidade.
cadastre-se e faça parte da comunidade singularity university*: