o programa


O RH Ágil é o resultado da união de forças entre a HSM e a Great Place to Work. Desenhado especialmente para que os gestores de RH possam liderar a transformação em suas organizações, o programa conta com metodologias ágeis e mundialmente comprovadas, desenvolvendo líderes com um olhar inovador e prático.

Foco em
profissionais
seniores de RH
Implementação
de metodologias ágeis
Jornadas de
aprendizagem
integradas
Professores
altamente
capacitados

metodologia OMNI


Com o seu propósito de transformar o Brasil pela educação, a HSM desenvolveu uma proposta disruptiva para o novo cenário: a OMNI Learning. Trata-se de uma abordagem de aprendizado que dá suporte à performance organizacional e é composta de 4 pilares:

Aprendemos de forma orgânica e colaborativa ao longo de nossas jornadas. Desenvolvemos estratégias de aprendizagem blended learning, nas quais todos são protagonistas na construção de conteúdo. E isso pode acontecer por meio de experiências digitais e presenciais.
Uma experiência OMNI Learning deve proporcionar atividades on the job com engajamento crescente. Por isso, mobile é uma das melhores maneiras de oferecer a continuidade da experiência presencial, de maneira personalizada e com acesso fácil.
Acreditamos que uma boa solução de aprendizagem organizacional oferece acesso constante à curadoria de conteúdo. Buscar resultados.
Em uma solução OMNI Learning, a reflexão sobre a experiência no trabalho de ser apoiada com ferramentas e atividades específicas, proporcionando o aprimoramento de performance.

pilares do programa


Serão 4 encontros presenciais com 8h de duração que acontecerão de forma itinerante, e ações de sustentação online ancoradas em 3 pilares que refletem as três áreas nas quais o RH deve se aprofundar para, estrategicamente, direcionar a transformação nas empresas.

Os temas serão transversais a todos os módulos, dando sustentação aos conteúdos propostos. Além disso, o executivo terá acesso exclusivo ao HSM Experience, com conteúdos em multiplataformas de especialistas internacionais.

estratégia
liderança
cultura
jornada de aprendizado

Por meio de metodologias ágeis como Sprint, Design Thinking e Scrum, as jornadas do Programa RH Ágil foram pensadas para permear todas as necessidades de cada executivo, trabalhando intensamente pontos negativos e potencializando pontos positivos.

X

Andre Bello
Módulo 1
Sócio-fundador do Pacto do Rio e co-responsável pelos eventos TEDx

Designer desde criança. Rabiscava logotipos e desenhava produtos imaginários durante a infância, antes mesmo da graduação em Desenho Industrial e da pós-graduação em Marketing Estratégico.

Iniciou e orientou sua carreira com foco em comunicação corporativa e desenvolvimento de produtos digitais. Junto às agências no Rio de Janeiro desenhou campanhas de mídias complementares (online e offline) para clientes de grande porte. Acumula experiência de 20 anos em comunicação, marketing, tecnologia e solução de problemas complexos, transitando com naturalidade por diversas áreas do design: estratégico, de produto, gráfico, digital e interface.  

Na contramão da cultura urbana, e na tentativa de projetar uma vida melhor, mora desde 2004 em Búzios, interior do Rio de Janeiro, onde pode vivenciar os contrastes do estilo de vida local com a turbulência do mercado corporativo da capital e do mundo.  

Sócio-fundador do Pacto do Rio e co-responsável pelos eventos TEDxRio 2011, TEDxRio+20, TEDxPiraí e TEDxRio Metrópole, conferências multidisciplinares licenciadas pela organização TED. Idealizador da plataforma Acredite! de transformação e protagonismo jovem, autor do livro Acredite! - Design Thinking para jovens de todas as idades e membro do capítulo Rio de Janeiro da Singularity University no Brasil. Adepto de uma vida simples e saudável, o seu maior patrimônio é sua esposa, filhos e família. Tem como motivação pessoal deixar o mundo (pelo menos um pouco) melhor.

X

Alexey Boás
Módulo 1
Head de Tecnologia da ThoughtWorks

É bacharel e mestre em Ciência da Computação pelo IME-USP e apaixonado por todos os aspectos de projetos de software, desde tecnologia até as questões humanas e de formação de times.

Foi professor universitário em cursos de graduação em Ciência e Engenharia da Computação e trabalha com projetos de TI há cerca de 15 anos nos mais diversos papéis: desenvolvedor, analista de negócios, gerente de projetos, coach e gerente de área. Em 2012 se juntou à ThoughtWorks e atualmente é Head de Tecnologia da empresa no Brasil.

X

Martha Gabriel
Módulo 3
Apresentadora da websérie “Caminhos da Inovação” e do “Mundo Digital” da Rádio Jovem Pan

É considerada um dos principais pensadores digitais no Brasil. Autora de 5 livros, inclusive o best seller "Marketing na Era Digital" e "Educ@r: a (r)evolução digital na educação", finalista do Prêmio Jabuti, é também premiada palestrante keynote internacional, tendo realizado mais de 70 palestras no exterior, além de 4 TEDx.

Foi, por 12 anos, cientista-chefe do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), que ajudou a criar, além de ter criado e coordenado o programa de doutoramento de ciência da computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Apresentadora da websérie “Caminhos da Inovação” e do “Mundo Digital” da Rádio Jovem Pan. Rankeada entre os 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro pela ProXXIma e entre os Top 50 Marketing Bloggers mais influentes do mundo pelo KRED.

Executiva e consultora nas áreas de marketing, business, inovação e educação. Engenheira, pós-graduada em Marketing e Design, mestre e PhD em artes, e Educação Executiva no MIT. Professora de Inteligência Artificial na PUC-SP, no TIDD (pós gradução em Tecnologias da Inteligência), de MBAs. É também faculty internacional da CrossKnowledge

X

Luis Lobão
Módulo 4
Professor e Diretor de Rede de Negócios da HSM

Com uma extensa vida profissional, Luis Lobão, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Itaúna, 1992, passou pela ADESG, 1994, onde se especializou em Política Estratégica, pelo CEFET, em 1996, se especializando em Gestão pela Qualidade, e UFSC, 2000, onde se tornou mestre em Engenharia de Produção.

Além disso, complementou seus estudos em grandes instituições, como: Kellog School of Management, Olin Business School e Harvard Business School. Foi professor e palestrante internacional na Fundação Dom Cabral, onde participou de projetos em mais de 7 países e, hoje, é Professor e Diretor de Rede de Negócios da HSM, Conselheiro de grandes empresas e autor de 3 livros.

professores

André Bello - módulo 1

Designer desde criança. Rabiscava logotipos e desenhava produtos imaginários durante a infância, antes mesmo da graduação em marketing estratégico.

> confira bio completa

Alexey Boás - módulo 1

É bacharel e mestre em Ciência da Computação pelo IME-USP e apaixonado por todos os aspectos de projetos de software, desde tecnologia até as questões humanas e de formação de times.

> confira bio completa

Martha Gabriel - Módulo 3

É considerada um dos principais pensadores digitais no Brasil. Autora de 5 livros, inclusive o best seller "Marketing na Era Digital" e "Educ@r: a (r)evolução digital na educação", finalista do Prêmio Jabuti, é também premiada palestrante keynote internacional, tendo realizado mais de 70 palestras no exterior, além de 4 TEDx.

> confira bio completa

Luis Lobão - módulo 4

Com uma extensa vida profissional, Luis Lobão, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Itaúna, 1992, passou pela ADESG, 1994, onde se especializou em Política Estratégica, pelo CEFET, em 1996, se especializando em Gestão pela Qualidade, e UFSC, 2000, onde se tornou mestre em Engenharia de Produção.

> confira bio completa
agenda

28/08
Transformações, Pessoas e Negócios

conteúdos

O futuro no presente
> Para onde o mundo vai e como as organizações já estão se preparando.
> Disrupção digital e o mundo V.U.C.A.
> Características da transformação digital.
> Agilidade estratégica – Agilidade para liderar
em um mundo de rápidas transformações.
> Entendendo a nova economia – Da clássica à economia pós-digital.
> Pensamento linear × pensamento exponencial.
> Introdução às metodologias ágeis: Design Sprint, Design Thinking, Scrum etc.
O desafio do RH é ser digital.

> Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Robótica: O impacto nos negócios, no trabalho e na carreira.
> Transformação digital: Por que organizações digitais devem ser centradas nas pessoas e o que muda nos negócios.
> Os erros mais comuns da transformação digital.
> O futuro do talento muito além da inovação.
> Os benefícios do mundo digital: ROI, agilidade e flexibilidade.

18/09
O RH Digital

conteúdos

RH de fora para dentro. Como fazer meu RH ser digital.

> Quais são os grandes desafios que enfrento hoje?
> As práticas de RH no mundo digital – Como ficam a avaliação de desempenho, a meritocracia, o processo seletivo, a integração,
a demissão.
> Como se começa nessa jornada – Que perfil de pessoas preciso contratar e como começamos?
> Inovação e novos formatos de trabalho acelerados pela era digital.
> Reciclar e preparar as pessoas para o futuro.
> Pensando em Ciclo de Vida em vez de produto.
> O gestor de pessoas e seu papel na integração de tecnologias.
> HR Analytics – Quando é o momento e como usar a favor do RH?
> HR Techs - Tecnologias que estão ajudando o RH a inovar seus processos.


O desafio do RH é ser digital
> O que é ser digital (e o que não é).
> As 5 tendências para o RH.

09/10
O RH Estratégico - Liderando a Transformação

conteúdos

O lado B do mundo digital

> O RH vai morrer? Novas estruturas e propósito.
> Barreiras para atingir a influência estratégica.


Case direcionado

> Como o RH foi estratégico para o resultado do todo.
Aplicabilidade > Onde está sua empresa na transformação digital?
> Como o RH pode ser agente de transformação?
> Cultura e mindset para o engajamento e a transformação.
> Experiência do colaborador - Transformando a experiência do colaborador com tecnologias digitais.
> Gerenciar a mudança organizacional – Governança da transformação digital.

31/10
O RH Provocador - Transformando o Mercado

conteúdos

Para além dos muros da empresa

> Inspirar para a adoção de inovações disruptivas em modelos de negócio guiados por um propósito transformador massivo.
> Como as tecnologias digitais e os modelos de negócio estão mudando radicalmente a dinâmica competitiva entre os setores.
reserva