o programa


O RH Ágil é o resultado da união de forças entre a HSM e a Great Place to Work. Desenhado especialmente para que os gestores de RH possam liderar a transformação em suas organizações, o programa conta com metodologias ágeis e mundialmente comprovadas, desenvolvendo líderes com um olhar inovador e prático.

Foco em
profissionais
seniores de RH
Implementação
de metodologias ágeis
Jornadas de
aprendizagem
integradas
Professores
altamente
capacitados

metodologia OMNI


Com o seu propósito de transformar o Brasil pela educação, a HSM desenvolveu uma proposta disruptiva para o novo cenário: a OMNI Learning. Trata-se de uma abordagem de aprendizado que dá suporte à performance organizacional e é composta de 4 pilares:

Aprendemos de forma orgânica e colaborativa ao longo de nossas jornadas. Desenvolvemos estratégias de aprendizagem blended learning, nas quais todos são protagonistas na construção de conteúdo. E isso pode acontecer por meio de experiências digitais e presenciais.
Uma experiência OMNI Learning deve proporcionar atividades on the job com engajamento crescente. Por isso, mobile é uma das melhores maneiras de oferecer a continuidade da experiência presencial, de maneira personalizada e com acesso fácil.
Acreditamos que uma boa solução de aprendizagem organizacional oferece acesso constante à curadoria de conteúdo. Buscar resultados.
Em uma solução OMNI Learning, a reflexão sobre a experiência no trabalho de ser apoiada com ferramentas e atividades específicas, proporcionando o aprimoramento de performance.

pilares do programa


Será uma imersão de 4 meses com foco em preparar o RH para a transformação digital. Essa transição de expertise ocorre quando temos a junção dos 3 pilares fundamentais nos quais o RH deve se aprofundar para, estrategicamente, direcionar a transformação nas empresas: PESSOAS, CULTURA e ESTRATÉGIA.

jornada de aprendizado

O programa foi desenhado como uma experiência completa de aprendizagem para permear todas as necessidades de cada executivo, mapear os desafios e oportunidades do RH, exercitar novas metodologias e ferramentas, além de incentivar a colaboração e o compartilhamento de cases.

X

Ricardo Vandré
Respeitado ator, diretor e produtor cultural

Respeitado ator, diretor e produtor cultural, que já trabalhou em alguns dos principais veículos televisivos do Brasil. Atualmente, Ricardo estabelece uma ponte entre o ambiente cênico, criativo, intenso e apaixonado, com o ambiente de negócios: o primeiro tem o potencial de gerar muito valor para o segundo.

Em seus workshops, Vandré utiliza dinâmicas e jogos teatrais, auxiliando os participantes a enxergar seus pontos para melhorias e descobertas (ou reencontros) de virtudes, talentos e valores.

Seu trabalho parte da premissa de que é possível treinar o indivíduo para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho e de negócio mais colaborativo e confiante.

Seus temas incluem Confiança, Propósito, Protagonismo, Colaboração, Integração, Team Building, Autoconhecimento e Técnicas de Apresentação.

X

Pedro Mello
Idealista movido
a quebrar padrões

Idealista movido a quebrar padrões, questionar o status quo e provocar as pessoas para pensarem fora da caixa, saindo de sua zona de conforto. Como consultor, ajuda líderes de organizações em processos de transformação cultural.

Lidera a Open Leaders Organization, associação sem fins lucrativos, fundada para disseminar uma cultura de gestão que está transformando sistemas inteiros, entre eles o franchising.

Atuou em multinacionais, como Arthur Andersen, Borland e Microsoft, até encontrar sua vocação como empreendedor. Em 2002, foi reconhecido como Global Leader for Tomorrow pelo World Economic Forum, depois de ter criado a primeira incubadora de negócios digitais no Brasil.

É autor dos livros Startup Brasil e Guia de sobrevivência do empreendedor, além de produtor das séries 7 pecados capitais do franchising e Franquias de alta performance. Foi colunista da revista Exame e autor do Blog do Empreendedor do Portal Exame.

X

Maria Augusta Orofino
Consultora organizacional e em empreendedorismo

Uma das pioneiras e um dos grandes nomes envolvidos no desenvolvimento de Modelos de Negócio Inovadores e em Design Thinking no Brasil. Atua como palestrante ou facilitadora de workshops e treinamentos empresariais em todo o Brasil e no exterior.

Nos últimos três anos atingiu um contingente de mais de 6.000 pessoas. Mestre em Gestão do Conhecimento, especialista em Administração Pública e Marketing, Administradora de Empresa com cursos de extensão realizados na Duke University e UC Berkeley – USA e Universidade de Barcelona - Espanha.  

É consultora organizacional e em empreendedorismo há mais de 20 anos. Entre 1992 a 2010, foi diretora da maior e mais conhecida empresa de organização de eventos empresariais do mercado de Santa Catarina, a Prospect Marketing e Promoções. É co-autora do livro Business Model You e Ferramentas Visuais para Estrategistas, além de revisadora de livros para a Alta Books Editora. Leciona em diferentes universidades brasileiras com destaque para a ESPM-SP, Univali/SC e SENAC.

X

Roberto Mosquera
Scrum Master e economista

Experiência profissional de mais de 15 anos como executivo em consultorias e mercado financeiro nas áreas de inovação, modelagem de negócios, cultura e desenvolvimento, com vivência em fusões, aquisições e terceirizações.

Liderou projetos de transformação organizacional e excelência operacional em grandes empresas dos setores aéreo, varejo, tecnologia, serviços, agronegócio e financeiro, com resultados tangíveis para o negócio e utilizando ferramentas de modelagem de negócio e inovação.  

Foi diretor responsável pela criação e gestão de uma unidade de negócio de treinamentos corporativos, desenvolvendo novos métodos de aprendizado que auxiliaram líderes a lidar com diferentes desafios e obter resultados tangíveis.

Scrum Master e economista com especialização em administração, marketing de serviços e docência pela FGV/SP, extensão em modelos de negócio e design thinking na ESPM/SP.

X

Martha Gabriel
Apresentadora da websérie “Caminhos da Inovação” e do “Mundo Digital” da Rádio Jovem Pan

É considerada um dos principais pensadores digitais no Brasil. Autora de 5 livros, inclusive o best seller "Marketing na Era Digital" e "Educ@r: a (r)evolução digital na educação", finalista do Prêmio Jabuti, é também premiada palestrante keynote internacional, tendo realizado mais de 70 palestras no exterior, além de 4 TEDx.

Foi, por 12 anos, cientista-chefe do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), que ajudou a criar, além de ter criado e coordenado o programa de doutoramento de ciência da computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Apresentadora da websérie “Caminhos da Inovação” e do “Mundo Digital” da Rádio Jovem Pan. Rankeada entre os 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro pela ProXXIma e entre os Top 50 Marketing Bloggers mais influentes do mundo pelo KRED.

Executiva e consultora nas áreas de marketing, business, inovação e educação. Engenheira, pós-graduada em Marketing e Design, mestre e PhD em artes, e Educação Executiva no MIT. Professora de Inteligência Artificial na PUC-SP, no TIDD (pós gradução em Tecnologias da Inteligência), de MBAs. É também faculty internacional da CrossKnowledge

X

Luis Lobão
Professor e Diretor de Rede de Negócios da HSM

Com uma extensa vida profissional, Luis Lobão, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Itaúna, 1992, passou pela ADESG, 1994, onde se especializou em Política Estratégica, pelo CEFET, em 1996, se especializando em Gestão pela Qualidade, e UFSC, 2000, onde se tornou mestre em Engenharia de Produção.

Além disso, complementou seus estudos em grandes instituições, como: Kellog School of Management, Olin Business School e Harvard Business School. Foi professor e palestrante internacional na Fundação Dom Cabral, onde participou de projetos em mais de 7 países e, hoje, é Professor e Diretor de Rede de Negócios da HSM, Conselheiro de grandes empresas e autor de 3 livros.

professores

Ricardo Vandré

Respeitado ator, diretor e produtor cultural, que já trabalhou em alguns dos principais veículos televisivos do Brasil. Atualmente, Ricardo estabelece uma ponte entre o ambiente cênico, criativo, intenso e apaixonado, com o ambiente de negócios: o primeiro tem o potencial de gerar muito valor para o segundo.

> confira bio completa

Pedro Mello

Idealista movido a quebrar padrões, questionar o status quo e provocar as pessoas para pensarem fora da caixa, saindo de sua zona de conforto. Como consultor, ajuda líderes de organizações em processos de transformação cultural.

> confira bio completa

Maria Augusta Orofino

Uma das pioneiras e um dos grandes nomes envolvidos no desenvolvimento de Modelos de Negócio Inovadores e em Design Thinking no Brasil. Atua como facilitador, e mentora em projetos em todo o Brasil e no exterior.

> confira bio completa

Roberto Mosquera

Experiência profissional de mais de 15 anos como executivo em consultorias e mercado financeiro nas áreas de inovação, modelagem de negócios, cultura e desenvolvimento, com vivência em fusões, aquisições e terceirizações.

> confira bio completa

Martha Gabriel

É considerada um dos principais pensadores digitais no Brasil. Autora de 5 livros, inclusive o best seller "Marketing na Era Digital" e "Educ@r: a (r)evolução digital na educação", finalista do Prêmio Jabuti, é também premiada palestrante keynote internacional, tendo realizado mais de 70 palestras no exterior, além de 4 TEDx.

> confira bio completa

Luis Lobão

Com uma extensa vida profissional, Luis Lobão, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Itaúna, 1992, passou pela ADESG, 1994, onde se especializou em Política Estratégica, pelo CEFET, em 1996, se especializando em Gestão pela Qualidade, e UFSC, 2000, onde se tornou mestre em Engenharia de Produção.

> confira bio completa
empresas impactadas

Em parceria com a HSM, por meio de seus workshops e palestras, centenas de pessoas já foram impactadas nas seguintes empresas:

agenda 2ª turma – início em agosto

29/08
Contexto e Mindset – Desafios e oportunidades do RH na transformação digital

Conteúdo

Os desafios e oportunidades do RH na transformação digital
(Pedro Mello)

> Imersão no algoritmo da transformação do RH.
> Mapeamento dos desafios e oportunidades do RH.
> As práticas de RH no mundo digital: como ficam a
avaliação de desempenho, a meritocracia, o processo seletivo,
a integração, a demissão.
> Como se começa nessa jornada: que perfil de pessoas
preciso contratar e como começamos?
> Inovação e novos formatos de trabalho acelerados
pela era digital.

Mindset ágil (Ricardo Vandré)
> Mindset + competências essenciais para o novo contexto digital.
> Empatia, colaboração e conexão.
> Como a vulnerabilidade ajuda a estarmos mais preparados para o processo de transformação.

Local: a definir

27/09
Estratégia e Pessoas – Ações estratégicas para o contexto digital

Conteúdo

Da estratégia às pessoas (Luis Lobão)
> Para onde o mundo vai e como as organizações já estão se preparando:
disrupção digital e o mundo V.U.C.A.
> Agilidade estratégica: agilidade para liderar em
um mundo de rápidas transformações.
> Entendendo a nova economia: da clássica
à economia pós-digital.
> Pensamento linear x pensamento exponencial.
> A adoção de inovações disruptivas em modelos
de negócio guiados por um propósito transformador massivo.
> Como as tecnologias digitais e os modelos de negócio estão
mudando radicalmente a dinâmica competitiva entre os setores.
Tecnologia, Pessoas e Negócios
> Os erros mais comuns da transformação digital.
> Os benefícios do mundo digital: ROI, agilidade e flexibilidade.

Live cases
> Painel de troca e compartilhamento com empresas
que já estão à frente no processo de transformação digital.

Local: a definir

21/10
Estratégia e Cultura – A tecnologia no processo de transformação cultural

Conteúdo

A tecnologia no processo de transformação cultural
(Martha Gabriel)

> Onde está sua empresa na transformação digital?
> Como o RH pode ser agente de transformação?
> Cultura e mindset para o engajamento e a transformação.
> Experiência do colaborador: transformando a experiência
do colaborador com tecnologias digitais.
> Gerenciar a mudança organizacional:
governança da transformação digital.
O lado B do mundo digital
> O RH vai morrer? Novas estruturas e propósito.
> Barreiras para atingir a influência estratégica.
> O gestor de pessoas e seu papel na integração de tecnologias.
> HR Analytics: quando é o momento e como o usar a favor do RH?
> HR Techs: tecnologias que estão ajudando o RH
a inovar seus processos.

Live cases
> Como o uso de inteligência artificial está transformando o RH.

Local: a definir

26/11
Cultura e Pessoas – Metodologias ágeis e novas formas de “COMO” fazer

Conteúdo

Metodologias ágeis (Roberto Mosquera)
> Introdução às metodologias ágeis: Design Sprint,
Design Thinking, Scrum etc.
> Como criar uma agenda para a transformação digital
a partir das metodologias ágeis.

Local: a definir

21/10
Estratégia e Cultura – A tecnologia no processo de transformação cultural

Conteúdo

A tecnologia no processo de transformação cultural (Martha Gabriel)

>Onde está sua empresa na transformação digital?
>Como o RH pode ser agente de transformação?
>Cultura e mindset para o engajamento e a transformação.
>Experiência do colaborador: transformando a experiência do colaborador com tecnologias digitais.
>Gerenciar a mudança organizacional: governança da transformação digital.
O lado B do mundo digital

>O RH vai morrer? Novas estruturas e propósito.
>Barreiras para atingir a influência estratégica.
>O gestor de pessoas e seu papel na integração de tecnologias.
>HR Analytics: quando é o momento e como o usar a favor do RH?
>HR Techs: tecnologias que estão ajudando o RH a inovar seus processos.

Live cases

>Como o uso de inteligência artificial está transformando o RH.

Local: a definir

reserva

Comprar