bootcamp

Inovações Criadoras de Mercado

início > 25.06

curso online e ao vivo

logosBOOTCAMP

O Bootcamp – Inovações Criadoras de Mercado (ICMs) é um curso online inédito no Brasil, para capacitar empreendedores e gestores nas teorias de inovação desenvolvidas pelo Prof. Clayton Christensen (Harvard Business School), possibilitando um melhor entendimento em como construir modelos de negócios inovadores que gerem vantagem competitiva e tragam, ao mesmo tempo, desenvolvimento socioeconômico.

 

A cada sessão você terá uma verdadeira imersão em:

 

Estudos de casos

Teorias de inovação e frameworks relevantes ao processo de criação de novos mercados. Inspirado no modelo de aulas desenvolvidos pelo Prof. Clayton Christensen em seu curso na Harvard Business School.

Aulas Expositivas

Após cada estudo de caso, os facilitadores irão repassar os principais aprendizados e ressaltar os principais pontos de atenção.

Aplicação Prática

Aprendizado prático com a aplicação das teorias e frameworks em situações reais e a partir de suas próprias ideias.

Play Video
"Esse é o papel dos inovadores no mundo: não só desenvolver um produto para que pessoas possam consumir, mas também fazer parte na construção de uma nação.”
Efosa Ojomo
Pesquisador líder do núcleo de Prosperidade Global no Clayton Christensen Institute e co-autor do livro O Paradoxo da Prosperidade.

crie novos mercados

Prepare-se para implementar modelos de negócio inovadores que criam novos mercados!

Aprenda sobre as teorias de inovação, seus mais variados tipos, impacto e escala e como viabilizar o seu negócio através da visão de estratégia e estrutura de custo.

para quem

Middle management e Alta liderança: CEO, VP de Novos Negócios, VP de Inovação, VP de Impacto, Gestores (as) e Diretores (as) de Novos Negócios, Inovação e Impacto Social.

 

Principais áreas de atuação: Inovação, novos negócios, impacto social.

no final do curso você vai

jornada de aprendizado

ONLINE e AO VIVO, o curso possui atividades síncronas e assíncronas e também contará com o CAPSTONE, projeto prático para aplicação da metodologia do programa e sessões de MENTORIAS.

Descubra como alinhar da melhor maneira sua estratégia de inovação e impacto corporativo!

> Percurso formativo

agenda

> onboarding: 23/06

> início das aulas: 25/06

> término: 03/09

> encontros: sextas-feiras | 09h00-11h00

Sessão I – Estratégia e Impacto Corporativo: da Responsabilidade Social para a Inovação Corporativa Social (1h) – 25/06

Como é possível redefinir as estruturas de negócio para alinhar as estratégias core com a visão de impacto corporativo? Neste guia prático você aprende como combinar um conjunto de ativos corporativos com ativos de outros setores para cocriar soluções disruptivas para complexos problemas econômicos, sociais e ambientais e que podem ter impacto tanto na sustentabilidade dos negócios, quanto na sociedade.

Sessão II – Perspectiva da Criação de Impacto Sistêmico a partir de Modelos de Negócios Inovadores – Inovações Criadoras de Mercado (2h) – 02/07

Com a adoção de novas modelagens de negócio e investimentos em inovação, um dos caminhos a ser considerado está baseado no trabalho desenvolvido pelo Professor Clayton Christensen. Nesta segunda sessão, Efosa Ojomo e Karen Dillon relacionam o investimento na criação de outros mercados com as Inovações Criadoras de Mercado (ICMs).

Sessão III – A Importância de um Problema: Identificando e mensurando oportunidades para a criação de outros mercados (1h30) – 09/07

  • Mapeamento geográfico, públicos de interesse, temas, modelo de gestão e institucional.
  • Avaliação de problemas (“struggles”).
    Identificação de barreiras de consumo.
  • Mensuração de potencialidades de negócios: qualificação e quantificação do potencial de mercado.

Sessão IV – Como identificar produtos ou serviços para não consumidores? (1h20) – 16/07

Introdução e aplicação prática do framework “JOBS TO BE DONE” com o direcionamento para a criação de outros mercados.

Sessão V – Booktalk – Paradoxo da Prosperidade (2h) – 23/07

Sessão exclusiva com Efosa Ojomo, que apresentará em formato dinâmico o conteúdo de seu livro em coautoria com o Prof. Clayton Christensen e Karen Dillon: O Paradoxo da Prosperidade – Como a Inovação Pode Tirar Países da Pobreza.

Sessão VI – Case Dr. Consulta – Thomaz Srougi  (2h) – 30/07

Sessão VII – Qual o melhor modelo estratégico para implementação de novos mercados? (1h) – 06/08

  • Estratégia Emergente × Deliberada.
  • Gestão na alocação de recursos.

Sessão VIII – Case Dr. Vivenda – Fernando Assad e Ana Carolina Calçado (2h) – 13/08

 Sessão IX – Redesenhando novas cadeias de valor e estruturas de custo (1h20) – 20/08

  • Visão de negócios modular e integrada.
  • Discovery Driven Planning.

Sessão X – Entendendo as possíveis arquiteturas financeiras para a criação de outros mercados – Carolina da Costa (1h20) – 27/08

  • Blended finance e Capital paciente.

Sessão XI – Métricas de mensuração de resultado e impacto gerado (1h20) – 03/09

  • A geração de prosperidade como métrica.
  • A criação de outros mercados sob a ótica dos Objetivos e Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
  • Indicadores de Environmental, Social and Governance (ESG) e impacto sistêmico.

Projeto prático para que você possa aplicar a metodologia do programa.

Uma oportunidade de explorar de fato a criação de um mercado para sua organização. O projeto será desenvolvido em uma jornada de 8 horas e contará com 2 Sessões de Mentoria de 45 minutos cada.

facilitadores

Pesquisador líder do núcleo de Prosperidade Global no Clayton Christensen Institute e co-autor do livro O Paradoxo da Prosperidade
Fellow em 2020 no Clayton Christensen Institute e Fundadora da Catalyze Initiative
Diretora Presidente da Wylinka
Partner na Maua Capital para novos negócios, investimentos ESG, blended finance e relações com empresas e conselhos de administração.

Investimento

Preço Early Bird | Lançamento
Bootcamp - ICMs - Online e ao vivo

10x de R$ 799,00

Sem juros no cartão ou R$ 7.990,00 à vista.
Válido até 06/06

Preço final
Bootcamp - ICMs - Online e ao vivo

10x de R$ 899,00

Sem juros no cartão ou R$ 8.990,00 à vista.
Emissão de certificado digital no final do programa creditado pela HSM e Catalyze.
realizado por:

A mais completa Plataforma de Educação corporativa do País.

Action Tank focada no desenvolvimento socioeconômico a partir da difusão e aplicação das teorias de inovação desenvolvidas pelo Prof. Clayton Christensen e Efosa Ojomo.

apoio:

Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras.

A Accenture é uma empresa global de serviços profissionais líder em soluções para digital, nuvem e segurança.

Quer receber mais conteúdos sobre Inovação e informações sobre o Bootcamp? Preencha o formulário.

Interessado em planos especiais para pacotes corporativos? Entre em contato:

Área de atuação*

Os dados coletados são usados pela HSM e pela Catalyze para oferta de produtos e comunicações. Confira, nossa Política de Privacidade.

Você pode cancelar o uso dos dados através do botão de cancelamento, existentes em nossas comunicações.

EFOSA-OJOMO

Efosa Ojomo

Especialista em inovação disruptiva

O paradoxo da prosperidade: Como a inovação é capaz de impulsionar mercados emergentes, atrair novos consumidores e tirar nações da pobreza.

Atuando na interseção entre inovação e desenvolvimento econômico, Efosa Ojomo dedica-se a fazer com que as empresas criem prosperidade e aliviem a pobreza. Também utiliza a inovação disruptiva para que nações tracem seus próprios caminhos de crescimento.

Juntamente com Clayton Christensen, da Harvard Business School, e Karen Dillon, ex-editora da Harvard Business Review, Ojomo escreveu o livro The Prosperity Paradox, que oferece soluções inovadoras para impulsionar mercados emergentes de forma sustentável, verdadeira e duradoura. Criou a organização sem fins lucrativos Poverty Stops Here, que mudou a vida de centenas de pessoas.

Mestre em Administração de Empresas pela Harvard Business School e formado com honras em Engenharia da Computação pela Vanderbilt University. Pesquisador do Instituto Clayton Christensen de Inovação Disruptiva.​

_facilitadorbootcamp

Efosa Ojomo

Autor do livro The Prosperity Paradox

Atuando na interseção entre inovação e desenvolvimento econômico, Efosa Ojomo dedica-se a fazer com que as empresas criem prosperidade e aliviem a pobreza. Também utiliza a inovação disruptiva para que nações tracem seus próprios caminhos de crescimento.

Juntamente com Clayton Christensen, da Harvard Business School, e Karen Dillon, ex-editora da Harvard Business Review, Ojomo escreveu o livro The Prosperity Paradox, que oferece soluções inovadoras para impulsionar mercados emergentes de forma sustentável, verdadeira e duradoura. Criou a organização sem fins lucrativos Poverty Stops Here, que mudou a vida de centenas de pessoas.

Mestre em Administração de Empresas pela Harvard Business School e formado com honras em Engenharia da Computação pela Vanderbilt University. Pesquisador do Instituto Clayton Christensen de Inovação Disruptiva.

_facilitadorbootcamp2

Christimara Garcia

Empreendedora e especialista em gestão da inovação.

Experiente empreendedora brasileira e especialista em gestão da inovação. Esteve a frente em trabalhos de consultoria estratégica de inovação para mais de 200 empresas no Brasil e no exterior. Graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e com cursos de especialização no MIT Sloan Business School. É certificada no programa de Corporate Social Innovation pelo Lewis Institute/Babson College. 

Atualmente Christimara faz parte de um programa voluntário de Fellowship no Clayton Christensen Institute for Disruptive Innovation, com mentoria de Efosa Ojomo, com foco no desenvolvimento e implementação da teoria das Inovações Criadoras de Mercado (MCIs) na América Latina.

AnaCarolina Calcado_conv

Ana Carolina Calçado

Diretora Presidente da Wylinka

Diretora Presidente da Wylinka, responsável por expandir o impacto da missão da organização.

Atua no desenvolvimento de metodologias e gestão de programas no Brasil e America Latina, que visam identificar o potencial da pesquisa científica e construir estratégias para promover a inovação e o empreendedorismo de base tecnológica.

Atuou em programas de empreendedorismo e desenvolvimento de ecossistemas como o SEED e STARTUPTECH e de promoção da transferência de tecnologias com instituições como FIOCRUZ, UFRJ, NIT RIO, REDE NAMOR, UNIVERSIDAD NACIONAL DE COLOMBIA, entre outras. Pós graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC), com estudos em Inovação pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT – profesional education), mestre em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduada em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

CarolinadaCosta_conv

Carolina da Costa

Partner na Mauá Capital para novos negócios, investimentos ESG, blended finance e relações com empresas e conselhos de administração.

Mais de 20 anos de experiência em gestão baseada em modelos de inovação e de governança multi-stakeholders com foco em resolução de problemas, criação de valor e novos mercados para maior inclusão.

Partner na Maua Capital para novos negócios, investimentos ESG, blended finance e relações com empresas e conselhos de administração. Ex-VP do Insper responsável por toda graduação, implantação da nova escola de engenharia e vários projetos de inovação junto a empresas, ecossistema empreendedor e diversas comunidades. Fundadora do Hub de Inovação Insper para impulsionar agenda estratégica de transformação nas empresas e diretora do centro de empreendedorismo.

Professora de educação executiva (Insper e Cesar School) para C-level e conselhos de empresas nos temas pensamento crítico, inovação e investimentos ESG. Membro do comitê de sustentabilidade da Anbima (Associação Brasileira de Mercados Financeiros e de Capital), ABVCAP (Associação Brasileira de Venture Capital e Private Capital). Conselheira do Hospital Oswaldo Cruz e do Solidaridad Network (rede focada em diversas cadeias alimentares e pequenos produtores rurais ao redor do mundo, presente em mais de 30 países).

Formada em Administração Pública pela EAESP-FGV, mestrado em Negócios e Operações pela EAESP-FGV e University of Texas at Austin, PhD em Cognição e Educação pela Rutgers University, The State University of New Jersey.

Thomaz-Srougi_facilitadorbootcamp

Thomaz Srougi

Fundador e presidente executivo do conselho do dr. consulta

Thomaz Srougi, é o fundador e presidente executivo do conselho do dr.consulta. Estudou administração e matemática, MBA pela Universidade de Chicago Booth e mestre em políticas públicas pela Universidade de Chicago Harris School, GMP pela Harvard Business School e é Kauffman Fellow.

fernando-assad

Fernando Assad

co-fundador da Vivenda

É co-fundador da Vivenda, um premiado negócio social brasileiro que busca revolucionar o mercado de reformas de habitacionais para a população de baixa renda. Eleito Jovem Empreendedor Social do Ano pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab, em 2015, é também é Ashoka Fellow, e membro da BMW Foundation Responsible Leaders Network. É  formado e mestre em administração de empresas pela FEA-USP.

Adriana Machado

Adriana Machado

Fundadora do Briyah Institute, Ex-CEO da GE Brasil, Parceira Estratégica do WOMB Group, Conselheira da UNA USA-MIA, America Solidaria US, & Conselho de Cidadãos Brasileiros na Flórida

Adriana Machado é uma aclamada líder empresarial na América Latina e uma formadora de opinião em prol da economia de impacto. Se tornou a primeira mulher Presidente e CEO da GE Brasil em 2011 e em 2018 fundou o Briyah Institute, uma “Benefit Corporation” na Flórida que une inovação, prática e propósito.

Adriana atua como Conselheira em várias entidades, entre elas a Associação das Naçōes Unidas em Miami, como parceira estratégia no WOMB Group, uma empresa focada no recrutamento de executivos para posições estratégicas, e como Diretora Executiva do “Brain Health Project” (BHP), uma iniciativa que visa promover a saúde do cérebro e reduzir o declínio cognitivo.

Suas habilidades transculturais e intersetoriais — de grandes empresas, governo a organizaçōes sem fins lucrativos — conferem a ela uma perspectiva única em relação a empreendedorismo, resiliência e liderança. Adriana é formada em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UNB), reside na Florida desde 2015, é casada e tem 2 filhos. 

andre-manairt

André Mainart

Head de Ecossistema de Inovação da Accenture Ventures no Brasil

Head de Ecossistema de Inovação da Accenture Ventures no Brasil focado em liderar a transformação por meio de Corporate Venture para Accenture e para os clientes bem como estruturar e engajar o ecossistema. Atualmente também é o lider de facilitação no Brasil de um projeto pioneiro mundial em parceria com o Pacto Global, o Ambição pelos ODS, que visa auxiliar as empresas na integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentavel com a estratégia e operação.

Co-fundador da Confraria do Empreendedor, um dos hubs referencia que conecta empreendedores, investidores e executivos atuantes em inovação e prol da colaboração.

Especialista em transformação de grandes empresas atua a mais de 10 anos no tema e ja construiu e geriu areas de inovação e transformação digital em consultorias como Inventta, Stefanini e EY. Além disso no tema inovação ja teve atuação entregando projetos em diversos setores como Bens de Consumo, Educação, Saúde, Farma, Metalurgia e Mineração e atuou como pesquisador do Núcleo de Inovação da FDC.

Apoia no ecossistema também na analise / avaliação de startups no Shark Tank Brasil, Seed dentre outros programas.

Graduado em Farmácia com foco em Industria pela UFMG e especialização na FDC.