Tempo de leitura: 1 minuto

Em tempos de Covid-19, muitas empresas estão pedindo aos seus colaboradores para que trabalhem em casa. Mas trabalho remoto vai além de simplesmente orientar equipes para operar em casa (com a mesma rotina do escritório). Existem ações que as lideranças pode aplicar para fazer com que seu time possa prosperar durante esse período. Aí vão algumas delas.

Configurar um local adequado
Cada colaborador precisa de equipamento que permita que o trabalho continue de maneira eficaz, como laptops, conexão confiável à Internet, cadeiras com ergonomia adequada. O primeiro passo é a conectividade. A política da organização permite que laptops sejam levados para o trabalho em casa? Se sim, tudo resolvido. Caso negativo, será necessário oferecer suporte de TI para que eles possam acessar os sistemas protegidos da organização com suas próprias máquinas – o BYD – bring your own device entra aqui.

Home office não é sinônimo de isolamento
Mesmo que estejam remotos, isso não quer dizer que estão isolados como time. Ferramentas como Skype, Zoom, Whereby e Slack ajudam a manter reuniões virtuais e one-on-ones e também o contato clientes e fornecedores. O uso dessas ferramentas alivia a sensação de solidão e isolamento, um problema potencial quem faz trabalho remoto. Certifique-se de estar rotineiramente entrando em contato para ajudar a aliviar quaisquer desafios que sua equipe esteja enfrentando, pessoal ou profissionalmente. Isso pode incluir check-ins diários com funcionários individuais aumentar a frequência de reuniões rápidas de equipe.

Cuidado com a sobrecarga
Alguns estudos constatam que os trabalhadores remotos fazem menos intervalos e trabalham mais horas por mês. Como é muito fácil para os funcionários que trabalham em casa passar longas horas quando o trabalho é tão acessível, é essencial ajudá-los a estabelecer o equilíbrio. Você como líder deve dar o tom observando seus próprios hábitos de trabalho. Por exemplo, qual a mensagem você passa ao enviar e-mails fora do horário comercial?

Crie momentos de descontração
Você pode criar reuniões abertas para que as pessoas se reúnam sem uma agenda ou objetivo específico além de estarem juntos. Ver seus colegas promove uma maior conexão e permite ler expressões faciais e linguagem corporal. Momentos de descontração acontecem espontaneamente quando os filhos ou mesmo os pets aparecem no plano de fundo. Por que não criar um momento “oficial” em que as pessoas possam simplesmente mostrar um pouco do convívio com seus entes queridos, quebrando um pouco a “seriedade” das reuniões?

[shareaholic app="share_buttons" id="25714566"]
Receba novidades por e-mail.