Sobre o programa

As organizações cada vez mais compreendem que a gestão baseada em autoridade (do tipo “comando-e-controle”) encontra-se obsoleta, pois não produz resultados sustentáveis no longo prazo. A chave para o desempenho superior é a liderança de alto-impacto: a arte de engajar, desenvolver e inspirar as pessoas de uma equipe para que juntos atinjam a alta performance. Neste curso discutiremos os comportamentos e habilidades que o gestor de alto-impacto deve cultivar para atingir o seu pleno potencial como líder.

Público-Alvo

Alta-gestão (diretoria) e middle-management (líderes de líderes).

Conteúdo

  • Dualismo liderança e gestão.
  • Teorias sobre a liderança e gestão de pessoas.
  • Estilos de liderança.
  • Poder e influência.
  • Papéis da liderança: Inner Management Team.
  • Liderança ressonante e inteligência emocional.

Objetivos do Programa

  • Capacitar o participante a encontrar seu próprio estilo de liderança, harmonizando-o com os valores e a cultura da organização em que atua.
  • Discutir os desafios, atribuições e papéis desempenhados no exercício da liderança, bem como as habilidades atitudinais e comportamentais específicas do líder como influenciador e dinamizador positivo nas organizações.

Metodologia

Exposição dialogada com apoio de material multimídia, estudo de casos, role-playings e simulações (exercícios vivenciais), assessments de auto-conhecimento.

Professor

Fabio Appolinário

Titulações
– Psicólogo e administrador, com especialização em Psicologia Cognitiva.
– Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), com cursos de extensão em psicologia, antropologia e liderança na Berkeley University, Harvard University, Esalen Institute e Smithsonian Institute.

Atuação Profissional
– Foi Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento da Fundação Álvares Penteado e Diretor da Pós-Graduação da Trevisan Escola de Negócios.
– É diretor do Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento (IPPC Brasil), atuando também como consultor na área de gestão estratégica de pessoas, liderança, negociação, tomada de decisão, tendo desenvolvido projetos para o setor público (Banco do Brasil – Área de Governo, Fundação Faculdade de Medicina da USP, BNDES, Caixa Econômica Federal, Sabesp e Finep) e privado (Febraban, Mahle, Bank Boston, Rede Globo, Santander, Itaú, American Express, Bradesco, Banco Bradesco Cartões, Bradesco Vida e Previdência, Danone, Net, Unimed, Ambev, Robert Bosch, Novartis, Associação Brasileira de Marketing & Negócios, Control Risks Group, Pfizer, Leroy-Merlin, Geoklock, Sanofi-Aventis, Embraer, TIM, Itatiaia, Siemens, Volvo, Dell, IFF, Grupo RBS, 3M do Brasil, Allianz, Freudenberg, Deutsche Auslandsschulen International, BASF, Boticário, GM, Monsanto, Paranapanema Siderurgia, Multiplus-LATAM Group, KPMG, entre outras).
– É docente dos programas de MBA Executivo da Fundação Dom Cabral, BSP (Business School São Paulo) e dos programas incompany da HSM.
– Docente do MBA em Gestão Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
– Autor de livros pelas editoras Atlas, Cengage Learning, Trevisan Editora Universitária e Asimov Books.

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