fbpx

Sobre o programa

Empresas necessitam de inovação, mas é comum encontrarem muita dificuldade na avaliação do risco associado. Como inovar reduzindo o grau de risco? Como saber que um determinado produto ou serviço cairá nas graças dos clientes? Quando ter certeza que é hora de lançar um produto novo no mercado? Lean Startup é somente para startups ou também pode ser utilizado por empresas estabelecidas?

O objetivo desse programa é prover a organização com um ferramental para apoio à tomada de decisão em relação à inovação do seu portfólio de produtos e serviços.

Público-Alvo

Diretores e Gerentes seniores, que tenham a responsabilidade de desenvolver ou decidir por projetos de inovação empresarial.

Conteúdo

  • Princípios do Lean Startup;
  • Ferramentas de Design Thinking para modelagem (Empathy Map, Value Proposition Canvas e Business Model Canvas)
  • Validação do problema, da solução e do encaixe problema-solução
  • Construção do Produto Mínimo Viável (MVP)
  • Curva de adoção de tecnologias
  • Métricas de sucesso

Objetivos do Programa

  • Definir um modelo de inovação com redução do nível de incerteza;
  • Aplicar ferramentas baseadas em Design Thinking que captam antecipadamente a forma como um produto ou serviço será recebido pelo mercado;
  • Promover o alinhamento da visão sobre inovação entre as várias áreas da empresa (marketing, vendas, financeiro, jurídico, recursos humanos, compras);
  • Criar elementos que facilitem a tomada de decisão em relação à inovação do portfólio de produtos e serviços.

Metodologia

Exposição dialogada, apresentação das melhores práticas e casos de sucesso e exercícios com dinâmicas de grupo.

Professor

Wilson Caldeira

Titulações
– Especialização em Inovação e Empreendedorismo pela Stanford University.
– Pós-graduação em Marketing pela Fundação Getulio Vargas e em Gestão pela Fundação Dom Cabral.
– Graduação em Ciência da Computação pela UFRJ.

Experiência Profissional
– Professor convidado da HSM Educação, Fundação Dom Cabral, PUC MG, Universidade Newton Paiva, Faculdade Pitágoras e IETEC.
– Sócio diretor e consultor da Caldeira Marketing.
– Diretor de Marketing e Vendas de diversas empresas em Tecnologia da Informação, Consultor do Softex.
– Participação em associações e entidades do setor de TI – Conselheiro do MGTI, Diretor de Marketing e Vendas da Fumsoft, Vice-Presidente de Marketing e Vendas da Assespro MG.
– Atuação como mentor em programas de aceleração de startups de base tecnológica – Techmall, Sebrae MG, Habitat Biominas, Acelera MGTI e Inova UFMG.

Áreas de Atuação
– Startups, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Tecnologia da Informação, Planejamento de Vendas, Metodologia de Vendas, Modelo de Negócios e Internacionalização.

Confira outros cursos relacionados

Mais informações

+55 (11) 4689-6666
atendimento@hsm.com.br
Alameda Tocantins, 125 – Alphaville Industrial, Barueri (SP) – CEP 06455-931

Receba novidades por e-mail.