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Sobre o programa

O mundo tal como o conhecemos hoje é complexo (ambíguo, multifacetado, incerto, imprevisível) e os executivos e empresas que não souberem navegar nesses “novos mares” talvez estejam utilizando os instrumentos errados para corrigir problemas cuja formulação segue a dos modelos lineares antiquados da velha economia.

Neste programa vamos investigar a aplicabilidade das ciências da complexidade e seus modelos à liderança e gestão das organizações, com o objetivo de capacitar os líderes a operar melhor com os fatores de imprevisibilidade inerentes ao caos dos sistemas humanos adaptativos complexos: o mercado, a cultura das organizações, a disrupção tecnológica, dentre outros.

Público-Alvo

Alta-gestão (diretoria) e middle-management (líderes de líderes).

Conteúdo

  • Tendências, cenários e disrupções;
  • Introdução às ciências da complexidade;
  • Pensamento linear, pensamento sistêmico e pensamento complexo;
  • Cynefin Framework;
  • Modelo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity);
  • Processos de Avaliação da Complexidade de uma Empresa e seu Mercado;
  • Liderança em ambientes complexos.

Objetivos do Programa

  • Capacitar os participantes a identificar e diferenciar ambientes simples, complicados, complexos e caóticos;
  • Fomentar a reflexão acerca do impacto do pensamento sistêmico e complexo sobre as práticas de gestão aplicadas à realidade da organização;
  • Influenciar positivamente o desenvolvimento das competências de pensamento estratégico, visão empreendedora, inovação, gestão da mudança e liderança.

Metodologia

Exposição dialogada, exercícios de análise dos modelos de complexidade da empresa, Peer Consulting Technique e Assessments discutidos em grupo.

Professor

Fabio Appolinário

Titulações
– Psicólogo e administrador, com especialização em Psicologia Cognitiva.
– Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), com cursos de extensão em psicologia, antropologia e liderança na Berkeley University, Harvard University, Esalen Institute e Smithsonian Institute.

Atuação Profissional
– Foi Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento da Fundação Álvares Penteado e Diretor da Pós-Graduação da Trevisan Escola de Negócios.
– É diretor do Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento (IPPC Brasil), atuando também como consultor na área de gestão estratégica de pessoas, liderança, negociação, tomada de decisão, tendo desenvolvido projetos para o setor público (Banco do Brasil – Área de Governo, Fundação Faculdade de Medicina da USP, BNDES, Caixa Econômica Federal, Sabesp e Finep) e privado (Febraban, Mahle, Bank Boston, Rede Globo, Santander, Itaú, American Express, Bradesco, Banco Bradesco Cartões, Bradesco Vida e Previdência, Danone, Net, Unimed, Ambev, Robert Bosch, Novartis, Associação Brasileira de Marketing & Negócios, Control Risks Group, Pfizer, Leroy-Merlin, Geoklock, Sanofi-Aventis, Embraer, TIM, Itatiaia, Siemens, Volvo, Dell, IFF, Grupo RBS, 3M do Brasil, Allianz, Freudenberg, Deutsche Auslandsschulen International, BASF, Boticário, GM, Monsanto, Paranapanema Siderurgia, Multiplus-LATAM Group, KPMG, entre outras).
– É docente dos programas de MBA Executivo da Fundação Dom Cabral, BSP (Business School São Paulo) e dos programas incompany da HSM.
– Docente do MBA em Gestão Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
– Autor de livros pelas editoras Atlas, Cengage Learning, Trevisan Editora Universitária e Asimov Books.

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