Tempo de leitura: 2 minutos

Gestão à vista, como o próprio nome diz, é uma gestão que incentiva o compartilhamento de informações e que estas fiquem à vista de todos. É também sinônimo de transparência e democracia: evidencia quando os resultados estão bons – e também quando estão ruins. Ela é usada quase que de forma casada em empresas que fomentam a cultura de resultados (leia mais aqui no blog da HSM), sendo usada, portanto, como veículo para propagá-la.

Como a gestão à vista acontece na prática? Antes de mais nada, esse tipo de gestão deve ser incentivada pelas altas camadas da empresa. Uma vez delineadas todas as metas e KPIs da organização (leia mais sobre KPI dashboard e como exibir seus indicadores), as equipes identificam quais métricas devem seguir para atingir este ou aquele número. A partir disso, uma equipe é destacada para trazer estes números à vista de todos. Sua primeira tarefa será consultar uma base de dados (ou várias, dependendo do número a ser acompanhado), organizar os números e exibi-los em um dashboard – normalmente uma TV ou uma página pública – em vários locais estratégicos da empresa. E, logo aviso, você precisará de um profissional para ser o ‘dono’ desses dashboards, porque integrações entre sistemas invariavelmente “quebram” e seria injusto mostrar dados incorretos, sendo que todos estão literalmente olhando para eles.

Tendência para o bom profissional

Muitos profissionais, de diversas camadas de uma organização, gostariam que os processos de suas áreas fossem mais transparentes. Outros tantos reclamam que não têm acesso a informações que tornariam suas entregas mais eficientes. Para o bom profissional, ter todos dados abertos e à sua disposição traz duas vantagens:

  1. Orienta seu dia a dia, deixando claro números e métricas pelos quais ele deve se guiar para executar o seu trabalho, e
  2. Leva a público suas realizações mais rapidamente – o reconhecimento do seu trabalho é quase que instantâneo.

Isso significa também que se uma área está tropeçando, seus problemas de gestão ou de atingimento dos resultados serão amplificados.

Sigilo

Se a maioria dos números da sua empresa é sigilosa a ponto de não poder ser compartilhada com os funcionários, pense se eles também não estão pouco munidos para render tudo aquilo que você exige deles. Que tal começar exibindo em uma TV o que cada um das equipes está fazendo agora? Causará, no mínimo, uma competição saudável entre os profissionais. Confira aqui um exemplo de dashboard de como mostrar no que as pessoas estão trabalhando em real time.

Mais sobre cultura e gestão à vista:

Laura Lopes, gerente de marketing da Runrun.it, é jornalista de formação e passou por inúmeras redações antes de mergulhar no mundo corporativo e na pesquisa sobre a eficiência das equipes

Se você tem alguma dúvida sobre gestão à vista, ou quiser falar sobre outros assuntos ligados gerenciais, entre em contato comigo no press@runrun.it.

Receba novidades por e-mail.