Miopia Corporativa

Richards S. Tedlow / HSM

Um diagnóstico inteligente sobre um dos maiores problemas do mundo dos negócios

Miopia Corporativa trata de negação – a crença inconsciente de que um determinado fato é terrível demais para ser aceito e, portanto, não pode ser verdadeiro. Isso é bastante comum, desde o alcoólatra que jura que bebe apenas socialmente até o presidente que declara “missão cumprida” quando isso não é verdade. No mundo dos negócios, muitas empresas entram em estado de negação enquanto seus desafios se transformam em crises.

Professor da Harvard Business School, Richard S. Tedlow coloca duas questões interessantes: Por que tantos líderes inteligentes se recusam a aceitar fatos que ameaçam suas empresas e carreiras, se recusando a agir para mudar a situação? E como podemos encontrar coragem para evitar a negação quando nos defrontamos com mercados em mutação, novas tendências, novos concorrentes?

Tedlow analisa numerosos exemplos de organizações prejudicadas pela negação, incluindo a Ford dos tempos do Ford T e a Coca-Cola, com sua fracassada tentativa de mudar sua fórmula. O autor explora também casos de outras empresas, como Intel, Johnson & Johnson e Dupont, que evitaram a catástrofe ao lidar de modo franco e direto com as dificuldades que surgiram. Tedlow identifica as qualidades essenciais necessárias para que um líder identifique os primeiros sinais de negação e tome as atitudes requeridas para superá-la.

Receba novidades por e-mail.