blogSU: fique por dentro
do universo SingularityU

A tecnologia sem fio é considerada um salto disruptivo na história, impactando a sociedade, a forma como vivemos e o mercado. É por meio dela que o mundo todo vive conectado, seja pelo smartphone, tablet, notebook ou qualquer outra ferramenta. O que mudou de quando foi descoberta para agora foi sua velocidade. A 3G, quando surgiu, ofereceu maior velocidade na transferência de dados, além de proporcionar suporte para uma gama mais ampla de aplicativos e aumentar a transmissão de dados a um custo menor.

Com o aumento do uso da internet, principalmente por meio dos smartphones, 2010 marcou a chegada da internet 4G, que tinha como objetivo fornecer alta velocidade, qualidade e capacidade de dados, melhorando a segurança e reduzindo o custo dos serviços de voz, dados e multimídia.



Há pouco tempo começou a se falar da tecnologia 5G, que assim como as outras, certamente impactará ainda mais a sociedade e transformará os negócios. Fornecendo uma enorme capacidade de dados e velocidade ainda mais rápida, pesquisadores acreditam que essa nova tecnologia marcará um grande salto na corrida por mais inovações.

A 5G promete não apenas aumentar a eficiência e liberar o potencial da automação, mas também nos permitirá explorar tecnologias em desenvolvimento, como realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR). As primeiras redes 5G tem previsão para chegar em 2020, resultando em níveis incomparáveis de disrupção.

Esta conectividade da próxima geração está pronta para reinventar o mundo e afetar diretamente o mercado. Veja 5 razões que indicam que ela será a próxima grande transformação que impactará na sociedade!

1. Carros autônomos

A tecnologia 5G é absolutamente essencial para o futuro dos carros autônomos. Esses veículos precisarão detectar obstáculos, interagir com sinais inteligentes, seguir mapas precisos e se comunicar uns com os outros.

Grandes quantidades de dados precisarão ser transmitidas e processadas em tempo real para garantir a segurança dos passageiros e apenas a 5G é capaz de fornecer a capacidade, velocidade e segurança necessárias para levar os carros autônomos para as estradas.

Não só os carros autônomos têm o potencial de reduzir a poluição e o congestionamento, além de melhorar a segurança dos passageiros, como também podem abrir um mercado inteiramente novo.


Conforme os motoristas se tornam passageiros, eles ganham tempo livre extra que não tinham, seja para trabalhar ou relaxar. Isso poderia levar a novas plataformas e formatos totalmente novos, adaptados a tempos de viagem específicos. A Intel descreve este novo setor como a “Economia do Passageiro” e prevê que valerá cerca de 7 trilhões de dólares em 2050.

2. Smart Cities

As cidades inteligentes do futuro dependerão fortemente da velocidade da tecnologia 5G, inclusive para interagir com os carros autônomos. Além do surgimento de novos modelos de transporte público, os dados captados das Smart Cities ajudarão as autoridades a entender como os recursos – como a eletricidade – são usados nas cidades, e ainda, como o tráfego e os passageiros circulam pela área.

A infraestrutura baseada em 5G na qual as cidades inteligentes poderão ser construídas está preparada para oferecer uma ampla gama de oportunidades para empresas com visão de futuro.

3. Tecnologia IoT

Com a Internet das Coisas (ou IoT) tomando conta de nossas vidas, será preciso uma forte infraestrutura capaz de conectar bilhões de dispositivos à Internet. Por isso, a introdução da 5G será essencial para acelerar esse processo. Através dessas tecnologias, uma gama diversificada de setores – incluindo manufatura, agricultura e varejo – sofrerão grande impacto.

Além disso, na área da saúde, a Internet das Coisas pode ajudar na implantação de uma série de inovações, como a cirurgia robótica remota e a medicina personalizada. Análises feita pelo International Data Corporation relatam que o investimento no setor de IoT nos EUA em 2018 chegou a mais de US$ 232 bilhões, e até 2020, pode passar US$ 357 bilhões.

4. VR e AR

A Realidade Virtual (VR) e a Realidade Aumentada (AR) são tendências que sofreram um grande crescimento e impacto nos próximos anos. O uso da tecnologia 5G nessa área será vital para gerar novos negócios e explorar melhor novas possibilidades de uso.

A ABI Research estima que o mercado total de AR chegará a US $ 114 bilhões até 2021, enquanto de VR pode chegar a US $ 65 bilhões dentro do mesmo prazo.

Espera-se que com a 5G, os dispositivos VR e AR possam salvar o trabalho computacional numa nuvem, a fim de aumentar a fidelidade das experiências de realidade virtual, além de permitir que esses mesmos dispositivos se tornem muito menores e mais eficientes.

5. Comunicação e colaboração

A internet 5G fornecerá infraestrutura para todos os tipos de novos modelos de negócios, mas terá como função principal ser uma rede móvel mais rápida e segura. Essa característica pode ajudar a agilizar as comunicações e os processos – principalmente dentro das organizações – se beneficiando de big data e melhorando as velocidades de transferência de dados.

A internet 5G também pode oferecer maior suporte para o trabalho remoto e auxiliar com documentos e plataformas colaborativas salvos na nuvem em tempo real.

Mas além de todos os benefícios que a tecnologia 5G pode proporcionar, é preciso pensar nos desafios que também virão com ela se, de fato, ela se tornar acessível em 2020.

2019-02-13