blogSU: fique por dentro
do universo SingularityU

Uma das tendências do setor financeiro que mostra uma curva de crescimento exponencial nos últimos anos, e muito disso graças às novas tecnologias, são as fintechs. Essas startups que geram soluções tecnológicas para questões financeiras começaram a surgir no Brasil em meio à necessidade de concorrer com as altas taxas cobradas pelos bancos e a burocracia das instituições financeiras tradicionais.

Com crescimento de 748% no mercado brasileiro — desde 2015 —, em agosto de 2018 o Brasil recebeu cerca de 404 fintechs, número esse que tende a aumentar ainda mais neste ano. O crescimento desse novo modelo de negócio contribuiu para a criação da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintech), a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) e também a Associação Brasileira de Equity Crowdfunding. Todas elas com o objetivo de fiscalizar e regulamentar esse segmento no país.

educação

As transformações no setor financeiro dos últimos anos são o resultado de inovações como a tecnologia blockchain, que usa seu poder de descentralização como forma de oferecer uma proteção de dados segura e a possibilidade de fazer transações online sem a ajuda de um intermediário. Foi por meio do blockchain que as criptomoedas, como o bitcoin, se popularizaram, fazendo com que criação de plataformas online de investimento se multiplicassem.

Vale ressaltar que as instituições financeiras tradicionais, sentindo-se ameaçadas pelas fintechs, também estão usando a tecnologia como aliada para tornar seus serviços mais acessíveis e menos burocráticos. Hoje, praticamente todo banco tem seu aplicativo, facilitando assim a realização de consultas de saldo, crédito e outras transações.

Para discutir sobre esse cenário e como o setor financeiro será cada vez mais impactado pelas novas tecnologias, o SingularityU Brazil Summit deste ano contará com speakers especiais que anteciparão as tendências desse setor.

2019-03-08