blogSU: fique por dentro
do universo SingularityU

Você se lembra da última vez que se sentiu impressionado com algo? Ou de quando fez algo que te tirou da sua zona de conforto? Jason Silva, criador da série online Shots of Awe, apresentador do programa Brain Games, do canal National Geographic – que lhe proporcionou uma indicação ao Emmy –, defende que as novas tecnologias serão capazes de despertar esse tipo de experiência nos seres humanos: a experiência AWE.

Mas, o que é uma experiência AWE? Awe é uma palavra inglesa que pode ser traduzida de várias maneiras, mas em relação a estados emocionais, pode ter como significado aquela “admiração” propiciada por um momento imensurável, daqueles tão grandiosos que transcendem nossa compreensão do mundo.

Jason Silva, em uma de suas palestras, definiu a experiência Awe como “uma experiência de tal expansão perceptiva, que você é forçado a readaptar seus modelos mentais do mundo.”



No entanto, você deve estar se perguntando: por que essas experiências são tão importantes para o cérebro humano?

Apesar de vários estudos oferecerem diferentes perspectivas sobre sua relevância para a humanidade – a primeira
pesquisa sobre a experiência “Awe” foi realizada em 1757 por Edmund Burke e gerou uma grande revolução –, essas experiências geram um alto nível de empatia e aumentam o comprometimento do indivíduo com o coletivo social. Além disso, também são responsáveis por estimular a criatividade, o bem-estar, a compaixão e a quebra de padrões.

Num futuro cada vez mais tecnológico e robotizado, devido aos avanços trazidos pela inteligência artificial, o desenvolvimento destas habilidades – como a empatia e senso de coletividade – pode significar uma grande vantagem competitiva.

Impacto na saúde

Jennifer Stellar, do Departamento de Psicologia da Universidade de Toronto, reuniu uma equipe para investigar o impacto que as experiências de Awe trazem à saúde e descobriu que esse tipo de experiência afeta o sistema imunológico por meio de citocinas, elementos responsáveis pelo controle de reação do nosso corpo a processos inflamatórios.

Embora as citocinas sejam necessárias como mecanismo de defesa do corpo, o excesso delas pode ser associado a doenças como Diabetes Tipo 2, doenças cardiovasculares, artrite, doença de Alzheimer, etc.

Entretanto, os efeitos da experiência Awe sobre o sistema imunológico são benéficos, e é por isso que a promoção de momentos de extrema admiração podem aumentar substancialmente a qualidade de vida das pessoas (e talvez, em muitos casos, até a prolongue).

A experiência Awe também pode ser usada como uma técnica de mindfulness, para garantir a atenção plena e trazer o pensamento das pessoas para o momento presente, ajudando assim quem sofre com crises de ansiedade ou até depressão. Um estudo realizado com sessenta e três alunos descobriu que essa sensação de vastidão e admiração pode aumentar a percepção de que o tempo é abundante e, portanto, reduzir a impaciência.

Criatividade, empatia e colaboração social

Ainda de acordo com os estudos realizados por Jennifer Stellar, a experiência Awe promove em cada indivíduo a curiosidade, a empatia, a necessidade de saber mais e de se integrar em atividades sociais e colaborativas. Em experimentos nos quais as pessoas precisavam encontrar soluções ou respostas alternativas para determinadas perguntas, elas respondiam de forma mais criativa após assistir a um vídeo que lhe causava esse sentimento de grande espanto e admiração.

A tecnologia e a experiência Awe

As oportunidades para experimentar sentimentos de grande admiração estão sempre presentes no cotidiano, mas devemos estar abertos e atentos a eles. Jason Silva afirma que nos momentos em que você está em contato com a natureza, não precisa nem ser nada muito grandioso, mas apenas o fato de parar por um momento para observar o pôr do sol, já pode causar esse bem-estar. Entretanto, em um mundo onde a nossa atenção está sempre sendo roubada pela tela do celular, estas experiências acabam se tornando cada vez mais raras.

No entanto, a mesma tecnologia que pode acabar prejudicando esses momentos é a mesma que também pode promovê-los. Afinal, qual foi a última vez que você usou seu celular para assistir a algum vídeo que te deixou extasiado? As novas mídias e tecnologias terão o poder de impactar bilhões de pessoas, e se usadas com o objetivo de promover a experiência Awe, poderão criar uma geração de pessoas mais empáticas, criativas, com pensamentos ampliados e preparados para quebrar padrões, prontas para enfrentar os desafios do futuro.

“Parte da nossa humanidade são os nossos instrumentos e tecnologias externas. Nós construímos os instrumentos, mas depois, os instrumentos é que nos constroem.” – Jason Silva

2019-03-31