blogSU: fique por dentro
do universo SingularityU

A base de toda a vida na Terra é a energia solar. Historicamente, as fontes energéticas têm se transformado nos últimos séculos de forma muito profunda. A cada mudança, negócios são eliminados e outros os substituem. Por exemplo, o tempo gasto para obter energia de óleo de baleia para colocar nas lâmpadas movidas a esse combustível era de dias; hoje, o simples apertar de um botão traz energia de forma instantânea, em microssegundos. Saímos do fogo, do carvão, do vapor para energia elétrica, nuclear e estamos chegando cada vez mais perto da disseminação mais profunda do uso baseado em fontes de energia limpa, como a solar e a eólica. A energia, em senso comum, não é escassa no nosso planeta. A busca por fontes de energia faz com que forças entrem em ação: econômicas, de mercado, geopolíticas, e ocorram centralizações e descentralizações do poder.

 

Um dado muito importante sobre energia solar: o planeta recebe milhares de vezes a quantidade de energia solar que toda a humanidade consome no período de um ano. Ela ainda não está numa forma utilizável, mas, em um período de até 20 anos, a economia funcionará totalmente baseada em energias sustentáveis, principalmente aquelas baseadas em energia solar e eólica. Essa será uma mudança radical. Hoje, é tímido o desenvolvimento, mas em alguns anos, seu crescimento é exponencial e avassalador.

 

Uma das possibilidades enormes para os países menos avançados econômica, política e socialmente é que eles estão na altura da linha do equador. Isso significa que eles serão as maiores fontes geradoras de energia solar do planeta. Num rápido exercício, o que seria possível prever? Populações inteiras se organizariam em torno de energias sustentáveis e poderiam iniciar plantações, processos de irrigação, dessalinizar água do mar, criar escolas, aumentar o comércio e a indústria; a acumulação de energia por meio de baterias para uso noturno já é cada vez maior. As possibilidades que surgem são simplesmente impressionantes! Resta-nos saber mais, nos antecipar, pesquisar e aproveitar esse manancial abundante de energia, pois não se inventou nenhuma maneira de parar de fazer o Sol brilhar ou a Terra sair de sua órbita! Let the sun shine!

 

A descoberta de campos profundos de petróleo sob a camada do fundo do mar acelera a busca por fortes investimentos para o desenvolvimento de tecnologia. Ora, a tecnologia é a força por excelência que transforma aquilo que era escasso em algo abundante: a demanda e a oferta de petróleo podem aumentar, a força geopolítica do país o coloca em posição de destaque, é possível direcionar partes do lucro para melhorar a vida de determinada parte da população. Como se sabe, a solução de um problema pode expor deficiências e consequências não intencionais, como as de fundo moral, quando o meio ambiente pode ser prejudicado por esse tipo de exploração.

2018-04-09