blogSU: fique por dentro
do universo SingularityU

A economia de dados está passando por um grande momento em 2019. Agora que toda organização está em uma jornada de transformação para enfrentar os desafios do futuro, as informações que circulam na rede se tornaram uma arma competitiva. Empresas de todos os setores estão se esforçando para aproveitar esse movimento na otimização de processos, na criação de novas soluções e na tomada de decisões mais rápidas e precisas. As últimas aquisições feitas pelo Google e pela Salesforce reforçam essa tendência.

O Google anunciou recentemente a compra da Looker, uma plataforma de Business Intelligence (BI) e Big Data Analytics, que em breve se juntará ao Google Cloud. A empresa foi adquirida por US $ 2,6 bilhões. A plataforma foi projetada para ajudar os usuários corporativos a explorar, analisar e compartilhar análises de negócios em tempo real com mais facilidade.

A notícia ressaltou a importância crescente do uso de tecnologias exponenciais convergentes – neste caso, computação em nuvem e análise de dados – e a diferença crítica entre crescimento incremental e exponencial. “Na tecnologia, a maior parte do progresso é incremental. O Looker e o Google Cloud estão no centro de uma mudança muito importante na análise de dados”, afirmou Frank Bien, CEO da Looker, sobre a transação.

A Salesforce, por sua vez, finalizou o processo de compra da Tableau Software. O negócio foi avaliado em US$ 15,7 bilhões. A startup ajuda outras empresas a visualizar, compartilhar e analisar dados que melhorem processos de experiência do usuário. Keith Block, coCEO da Salesforce, enfatizou o papel da análise de dados para a criação de uma visão unificada para toda a organização. “Os dados são a base de todas as transformações digitais e a incorporação da Tableau acelerará nossa capacidade de proporcionar sucesso ao cliente, permitindo uma visão verdadeiramente unificada e poderosa.”

Uma convergência de estratégias


A estratégia de crescimento de qualquer organização não pode mais ser apartada da estratégia de dados. Uma visão holística sobre o assunto vai além da análise para incluir coleta de informações – é preciso gerenciar todo o ciclo de vida dos dados da sua organização. Desenvolver essa estratégia para o futuro não é uma tarefa simples, mas as ações recentes de companhias como o Google e a Salesforce podem dar algumas pistas sobre como construir esse posicionamento.

As duas organizações já estão usando vertentes da ciência de dados para complementar suas principais capacidades, alcançar novos clientes e agregar valor a relacionamentos já existentes. Vale lembrar: organizações de praticamente todos os setores já começaram suas próprias jornadas de transformação. Nesse cenário, sairá na frente quem repensar o futuro a partir da combinação entre análise de dados e experiência de clientes.

Quer conhecer as últimas tendências e tecnologias do mercado financeiro? Inscreva-se no Exponential Finance Brazil. O principal summit de finanças exponenciais do país acontece do dia 10 e 11 de setembro, em São Paulo.

*Texto traduzido e adaptado da Singularity University

2019-08-22