blogSU: fique por dentro
do universo SingularityU

O blockchain ganhou notoriedade pelas criptomoedas (destaque especial para o bitcoin). As possibilidades de aplicação, no entanto, vão muito além do setor financeiro. Ao oferecer uma alternativa segura e descentralizada de transmissão de dados, a tecnologia apresenta potencial para revolucionar a maior parte das indústrias nos próximos anos.

Para o americano Eric Pulier, um dos principais analistas do mercado de tecnologia, o blockchain surge como uma nova maneira de ressignificar o valor de uma transação entre duas partes, sem a necessidade de intermediários ou terceiros para estabelecer vínculos de confiança. Essa mesma transparência e segurança, tão explorada pelo mercado financeiro, começa a aparecer em outros setores. Conheça três exemplos de como a tecnologia vem sendo usada para mudar a vida das pessoas.

1- Saúde

Algumas healthtechs já estão se aproveitando dos benefícios do blockchain para solucionar desafios de gerenciamento de dados de assistência médica. A MedicalChain, em Londres, desenvolveu uma plataforma para pacientes controlarem o acesso a seus registros. Já a Nano Vision, combinou a tecnologia com inteligência artificial para coletar dados de nível molecular − e encontrar tendências que possam levar a novas descobertas na medicina.



2- Administração pública

O governo do Reino Unido contratou a solução de blockchain da startup Govcoin para administrar pagamentos de benefícios a funcionários. A Estônia, por sua vez, fechou uma parceria com a Ericsson para gerenciar registros públicos com a tecnologia. Na Coréia do Sul, a Samsung está desenvolvendo sistemas de blockchain para facilitar a gestão das redes de transporte e segurança pública.

3- Terceiro setor

Um estudo realizado pela Trading View aponta que 43% das pessoas não confiam em instituições de caridade. Para aumentar a transparência de processos do terceiro setor, algumas startups passaram a desenvolver soluções de blockchain para compartilhar informações financeiras de doadores (de maneira segura). É o caso da BitGive plataforma usada por organizações como Save the Children, The Water Project e Medic Mobile.

2019-07-10