blogSU: fique por dentro
do universo SingularityU

O blockchain já provou que tem muito mais a oferecer do que viabilizar transações de criptomoedas. Nos últimos anos, a tecnologia demonstrou potencial para revolucionar praticamente todos os setores. As inúmeras possibilidades de aplicação são descritas no livro “Bitcoin Pizza: The No Bullshit Guide to Blockchain”. A obra é de autoria de Samantha Radocchia, cofundadora da startup Chronicled, especializada em soluções de blockchain para cadeias logísticas.

Um dos destaques da programação do Exponential Finance Brazil, que acontecerá no mês de setembro, em São Paulo, Radocchia defende que o blockchain poderá se tornar um sistema operacional para diversas plataformas. Nesse sentido, a convergência com movimentos de IoT, Big Data, Machine Learning e Robótica será crucial para que a tecnologia cumpra sua promessa de impacto exponencial.

A revolução do blockchain, em sua opinião, terá como pilar a descentralização operacional de diferentes cadeias de negócio, da indústria alimentícia ao mercado financeiro. Os primeiros resultados desse movimento foram apresentados em uma palestra recente, realizada durante o evento The Exponential Manufacturing, onde Radocchia compartilhou algumas de suas visões a partir de exemplos da indústria de manufatura.

Além da democratização do controle – e da facilitação do acesso – a grandes cadeias de negócio, Radocchia aponta a segurança como um dos principais trunfos para consolidar o blockchain como uma tecnologia de massa. Em um mundo cada vez mais orientado pelo intercâmbio de grandes volumes de dados, segurança e privacidade serão cada vez mais essenciais para ganhar a confiança de empresas e consumidores.

Quer conhecer as últimas tendências e tecnologias do mercado financeiro? Inscreva-se no Exponential Finance Brazil. O principal summit de finanças exponenciais do país acontece do dia 10 e 11 de setembro, em São Paulo.


2019-08-07