blogSU: fique por dentro
do universo SingularityU

A bioinformática resulta da combinação interdisciplinar de biologia, matemática, ciência da computação e engenharia. Adicione a isso um enorme capacidade computacional, e um campo vasto se abre para resolver algumas das dúvidas mais pungentes do ser humano. Muitas vezes o avanço em áreas do conhecimento ou no campo do empreendedorismo se dá tanto por paixão quanto por frustração ou por uma combinação das duas. O projeto de sequenciamento genético iniciado pelo governo norte-americano em 1990 foi um desses momentos; Craig Venter resolveu entrar posteriormente, para levantar fundos, e acabou mapeando seu DNA.

 

Depois de sequenciamento do genoma de algumas bactérias, insetos e do próprio ser humano, as técnicas atuais estão tão avançadas que já é possível desenhar o rosto de uma pessoa e saber seu peso, idade, altura e cor de pele.

 

A superfície desse conhecimento está sendo arranhada, há coisas mais profundas por descobrir e que beneficiarão toda a humanidade. Como diz Riccardo Sabatini: “Estamos lidando com os detalhes recônditos de como a vida funciona. É uma revolução que não pode se limitar ao domínio da ciência ou da tecnologia. Deve haver um debate global. Devemos pensar o futuro que estamos construindo para a humanidade. Precisamos interagir com pessoas criativas, com artistas, com filósofos, com políticos. Todos estão envolvidos, porque é o futuro da nossa espécie. Sem temor, mas com a compreensão de que as decisões que tomaremos no próximo ano mudarão o curso da história para sempre”.

2018-04-09