blogSU: fique por dentro
do universo SingularityU

Dois milhões e meio de milhões de milhões. Mais precisamente, 2,5 seguido de 18 zeros: 2,5 quintilhões. Essa é a quantidade de dados gerados em toda a internet POR DIA! E essa quantidade se repete todos os dias. Não há maneira humana de fazer um crunch desses dados todos, o que exige que se aplique uma técnica de aprendizagem de máquina para extrair informação e valor. Em suma, só tende a aumentar exponencialmente.

 

A cada minuto:
• ocorrem 18 milhões de consultas sobre o tempo;
• 527 mil fotos no Snapchat são compartilhadas por usuários;
• 456 mil tweets são feitos;
• 103 milhões de spams são enviados;
• 3,6 milhões de busca são atendidos pelo Google;
• 45,7 mil pessoas pedem um Uber;
• 4,1 milhões de vídeos são vistos no YouTube.

 

Há possibilidades imensas ou desafios extraordinários de minerar tal volume de informação; eis aí o novo ouro negro no qual empresas como Google, Facebook, Amazon e Apple estão apostando suas fichas. A nova economia está em um momento-chave, pois processos de governança e regulação ainda são necessários para ajudar a estabelecer o balanço de forças de mercado a fim de evitar abusos ou filtragens de conteúdo.

 

Os dados e informações são o combustível por excelência da inovação. Quanto mais dados se usam, mais os elementos que mastigam esses dados gerarão informações melhores. Adivinha? Quanto mais ricas forem essas informações, mais dados novos serão gerados, o que consolida um loop infinito de geração de riqueza.

 

Os prosumers (consumidores e produtores de informação) são, em última instância, os melhores avaliadores do produto, substituindo até posições de pesquisadores das empresas, uma vez que elas constroem não apenas produtos, mas plataformas, de onde todos os participantes extraem valor. Não é surpresa que esses usuários engajados podem vir a suprir necessidades tão específicas da empresa como podem, ao mesmo tempo, identificar oportunidades nunca vistas. Os dados falam mais alto do que supõe nossa vã filosofia.

2018-04-09