blogSU: fique por dentro
do universo SingularityU

Nos dias de hoje, pode ser difícil entender o significado e o impacto potencial da inteligência artificial (IA) em nossas vidas. Da Siri às interpretações de robôs assassinos em Hollywood, não está claro o que devemos esperar dessa tecnologia exponencial.

O que está claro: produtos e serviços baseados em inteligência artificial alcançaram quase todos os aspectos de nossa vida pessoal e profissional nos últimos anos. Enquanto as soluções de inteligência artificial continuarem a emergir e a convergir, esse ritmo de mudança só continuará a acelerar.

Com um progresso tão rápido, é difícil fazer suposições sobre o futuro da IA. Mas, em vez de nos concentrarmos no desconhecido, podemos examinar o que sabemos sobre a IA, suas aplicações atuais e o impacto potencial futuro.
O potencial para agregar valor a todos os tipos de transações e serviços financeiros tem sido um dos holofotes da IA. Bancos e empresas de investimento estão explorando o poder da tecnologia para melhorar a experiência do cliente, automatizar tarefas pesadas, cortar custos e ajudar a descobrir novas oportunidades de crescimento futuro.

Um exemplo é a capacidade da IA de detectar e analisar padrões de Big Data. Essa habilidade a torna uma ferramenta poderosa de gestão de patrimônio e investimentos. Uma dos principais exemplos dessa parceria são os robô-advisors – e que estão assumindo cada vez mais responsabilidades do gerenciamento de portfólios de investimentos.

Empresas como a Betterment, que usam uma combinação de conhecimento humano e de inteligência artificial, estão liderando essa tendência. A organização ajuda os clientes a criar uma caderneta, escolher e manter investimentos por uma taxa anual fixa. A abordagem da Betterment ganhou popularidade nos últimos anos. Atualmente, a empresa supervisiona mais de US $ 10 bilhões em ativos para mais de 250.000 clientes.

Para quem está preocupado com a segurança de contas bancárias e ativos pessoais, podemos esperar uma proteção contra fraudes mais sofisticada, baseada na inteligência artificial e no blockchain. Os avanços da IA no setor financeiro prometem ser muito mais eficientes na solução de problemas e no fornecimento mais ágil de respostas.

Quer conhecer as últimas tendências e tecnologias do mercado financeiro? Inscreva-se no Exponential Finance Brazil. O principal summit de finanças exponenciais do país acontece do dia 10 e 11 de setembro, em São Paulo.

Texto traduzido e adaptado do Guia Exponencial da Inteligência Artificial, da Singularity University

2019-08-14