Blog

Yuval Harari: os livros de um dos maiores pensadores do século XXI

por:

ithsm

ithsm

O especialista em História e autor do best-seller “Sapiens: Uma breve história da humanidade”, Yuval Noah Harari, é um dos palestrantes confirmados da HSM Expo de 2019. Seus livros já alcançaram a marca de 15 milhões de vendas ao redor do mundo, e foram recomendados por grandes nomes da inovação como Bill Gates, Mark Zuckerberg, Barack Obama, e de líderes políticos como Angela Merkel e Emmanuel Macron.

De todas as suas obras, três em especial se destacam: “Sapiens: Uma breve história da humanidade”, “Homo Deus: Uma breve história do amanhã” e seu último lançamento, “21 lições para o século 21”. Abaixo você pode conferir as discussões que cada um desses livros provoca ao leitor e o porquê de serem um verdadeiro sucesso global!

1- Sapiens: Uma breve história da humanidade

O próprio título do livro já deixa algumas pistas sobre o que se trata. Uma das obras mais emblemáticas da atualidade fala sobre a história da humanidade, desde a Idade da Pedra e sua evolução até o século XXI. Em “Sapiens”, Yuval afirma que “O Homo sapiens domina o mundo porque é o único animal que pode acreditar em coisas que existem apenas em sua própria imaginação, como deuses, estados, dinheiro e direitos humanos.” Ele ainda afirma que o capitalismo é uma religião, critica o tratamento de animais na agricultura moderna e relata que apesar de hoje sermos muito mais poderosos que nossos ancestrais, ainda vivemos em busca da felicidade. Um livro provocador e envolvente que, em 2018, vendeu mais de 10 milhões de cópias, foi traduzido para quase 50 idiomas e ainda venceu o prêmio da Biblioteca Nacional da China’s Wenjin Book Award, em 2015.

2- Homo Deus: Uma breve história do amanhã

Após ter falado sobre o passado da humanidade, em “Homo Deus”, Yuval foca no futuro dela. Dando continuidade à sua crença, apresentada em “Sapiens”, de que a humanidade conquistou o mundo por meio de sua habilidade em acreditar em deuses, dinheiro, entre outras coisas, em “Homo Deus”, Yuval discute como as novas tecnologias irão afetar a democracia global, levantando questionamentos com relação à Inteligência Artificial ser capaz de substituir o trabalho humano e sobre quem serão os novos deuses em um mundo impactado pelas transformações digitais. “O livro Homo Deus nos dá um vislumbre dos sonhos e pesadelos que moldarão o século XXI.” A obra foi listada pela Revista Time como um dos dez melhores livros de não ficção de 2017.

3- 21 lições para o século 21

Sua última obra, lançada em 2018, tem como objetivo fazer um balanço entre o que a humanidade conseguiu alcançar até agora e para onde ela está indo. Com foco nos principais acontecimentos que impactaram o mundo de maneira global, Yuval discute nesta obra a disseminação de “Fake News”, a eleição de Donald Trump, a abertura da Europa aos imigrantes, as novas potências econômicas, o cenário climático e a desigualdade social. “O livro se baseia nas ideias exploradas nos dois livros anteriores para tomar o pulso do nosso atual clima global. Desvendando questões políticas, tecnológicas, sociais e existenciais, e destacando como elas impactam a vida cotidiana dos seres humanos em todo o mundo.” A obra recebeu significativa atenção da mídia e teve artigos e resenhas publicadas pelo The New York Times, Financial Times, The Guardian, entre outros.

Você pode aproveitar que Yuval Harari estará na HSM Expo 2019 e garantir sua inscrição!

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens