Blog

Off the Grid Retreat Gravidade Zero: retomando a presença

por:

Caroline Verre

Caroline Verre

O segundo dia do Off the Grid Retreat, retiro virtual que abre o movimento da Expo Now!, começou com o diretor de Inovação e Tendências da Ânima, Rafael Ávila, conduzindo um momento de meditação.

Murilo Gun introduziu as apresentações de Tania Mujica e Otto Scharmer

Diálogos que curam
A instrutora de meditação e analista comportamental, Tania Mujica, era uma empreendedora extremamente ansiosa que passou por uma profunda transformação ao encontrar o equilíbrio entre os extremos de uma rotina corrida e o desejo de se sentir plena em todas as áreas de sua vida.

Em sua apresentação, Tânia trouxe a importância da relação com nós mesmos para que a experiência social ocorra em sua excelência. “Os universos interno e externo se retroalimentam. Os diálogos externos refletem os diálogos internos. E os diálogos internos refletem os diálogos externos”, afirma.

Segundo Mujica, a vulnerabilidade, honestidade e transparência são ingredientes que materializam a humanidade nas relações. “Comunicação sempre gera ruído, e isso se deve às diversas possibilidades de interpretações. No momento em que aprendemos a praticar a escuta ativa, tentando entender o mundo da pessoa através do que ela diz, a interação entre as pessoas se torna real”.

Presença – Um diálogo profundo
Otto Scharmer preside o programa MIT IDEAS para inovação intersetorial e foi nomeado ao Conselho Consultivo de Aprendizagem da ONU para a Agenda 2030.

Ele sugere que transformemos padrões tóxicos em nós mesmos, sejamos o que esperamos da sociedade e que a gente apresente o mesmo horror às características negativas da sociedade em nós mesmos, tais como: falta de empatia, ignorância e ódio.

“Nós, enquanto sociedade, estamos indo para a direção errada. A maioria genuinamente gostaria de colaborar com uma guinada para o sentido contrário, mas não sabe como fazer isso. De fato, isso demanda ferramentas e metodologias para que o indivíduo seja capaz de integrar uma mudança. Meu trabalho é disseminar democraticamente o acesso a esse conhecimento”, afirma.

Para Scharmer, estamos diante de um momento disruptivo. E disrupção significa basicamente que o futuro será totalmente diferente do passado. Para tanto, é necessário entender que a falta de ação tem um impacto enorme.

“Precisamos nos comprometer com o trabalho interno, mas isso não é o suficiente. Coletivamente precisamos fazer mais, responder de maneira coletiva ao que acontece. Pois isso gerará mudanças estruturais na democracia, na economia e na aprendizagem.”

No próximo dia 30, a partir das 9:00, entramos em um segundo momento da Expo, o NOW! People, com nomes como Jorge Forbes, Kaká Werá, Eduardo Schenberg, Lourenço Bustani, Esther Perel e Paulo Lima. Para acompanhar o evento, basta se cadastrar nesse link.

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens