Blog

Como o líder moderno deve encarar os desafios da atualidade?

por:

Blog HSM

Blog HSM

Consultores HSM

Em quase três décadas de carreira, conheci muitos empresários e executivos dos mais diversos setores e lugares do Brasil. E como profissional especialista em Gestão de Pessoas, posso afirmar: ser um líder moderno não é simplesmente ocupar um cargo. Vai muito além disso.

Aliás, você já se perguntou se você é um líder moderno, de alta performance? E como uma liderança de sucesso deve encarar os desafios atuais?

Talvez essas questões assustem a princípio. Contudo, nesse texto vamos descobrir como um líder pode enfrentá-las e ainda conquistar os melhores resultados. Dessa forma, você saberá como manter-se relevante para a empresa e também para sua equipe.

Como costumo dizer, o líder moderno é essa figura central que aceita a liderança como uma missão. E para o sucesso de qualquer missão, é necessário compreender todos os elementos ali envolvidos. Principalmente, os desafios.

E veja bem, os desafios da liderança moderna são constantes e acompanham as transformações do mundo. Digo isso porque o líder de hoje não enfrenta os mesmos conflitos que uma liderança dos anos 90, por exemplo. Ou seja, é preciso não somente atuar, mas se atualizar para continuar no mercado.

Desse modo, se você pretende ocupar uma posição de liderança, prepare-se para os desafios. Esteja à frente da situação, sempre disposto a aprender e conduzir pessoas rumo a um objetivo.

Veja abaixo quais são os principais desafios do líder moderno na atualidade.

Comunicação. Essa é uma daquelas habilidades transformadoras. Para o líder moderno, uma boa comunicação com o time é essencial. Portanto, fale de forma clara e objetiva. Seja um ótimo ouvinte. Atitudes assim melhoram o engajamento e alavancam a produtividade da equipe.

Gestão do tempo. Para evitar desgaste e frustração nas agendas de trabalho, líderes devem planejar, estabelecer prioridades e traçar caminhos junto ao time. Além de entregar as tarefas dentro do prazo, você ainda ganha tempo para investir em outros aprendizados.

Treinamento e capacitação. Em razão da intensa dinâmica do mundo dos negócios, ficar estagnado não é uma opção. Sendo assim, não fique para trás no mercado, mantenha-se atualizado e demonstre que seus valores estão alinhados aos da empresa.

Marcelo Simonato é executivo, escritor e palestrante. Especialista em Liderança e Gestão e Pessoas

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens