Blog

Afinal, o que é e para que serve esse tal de PROPÓSITO?

por:

ithsm

ithsm

Você já se perguntou por que falamos tanto em propósito hoje em dia? Por que tantas pessoas tem buscado entender o seu propósito de vida? Por que as organizações têm se questionado sobre o seu propósito e sua essência? Por que tantos cursos, palestras e programas sobre esse assunto?

Chegamos a um momento da nossa vida em sociedade em que precisamos nos reconectar com a essência da vida. Precisamos reaprender a ser simples, a partir de toda a evolução que conquistamos. Temos que simplificar a sofisticação. Temos que silenciar o barulho. Temos que acalmar o caos. Temos que ser verdadeiros conosco e com o mundo. Temos que aprender a ser livres e, principalmente, temos que exercitar o amor altruísta.

As novas gerações têm uma nova consciência de propósito, significado e essência. Isso tem pautado e influenciado as nossas práticas nos últimos tempos. Nunca antes na história houve tanto questionamento sobre a nossa forma de viver. Já chegamos no limite, precisamos ressignificar a vida

Não tenho dúvida de que a chave para o desenvolvimento humano está na reconexão de tudo e de todos com o seu significado, com os seus reais motivos, com a verdadeira necessidade. Não dá mais para existir sem consciência, sem pensar nas consequências e com responsabilidade.

Propósito é a real expressão de quem EU sou no mundo. Significa me importar com os outros e medir as consequências do que faço, além das portas da minha casa. Significa contribuir efetivamente para um mundo melhor. É ser exemplo e ser autêntico. É honrar a minha biografia e o legado da minha família.

Sabe o que é mais interessante? Todos nós nascemos com um propósito de vida! Quando somos crianças sabemos o nosso propósito, mas não temos consciência sobre ele. O propósito está nas nossas brincadeiras de criança, na forma como interagimos com o mundo nos primeiros anos de nossa vida. Quando chegamos à vida adulta, nossa tarefa mais nobre é, ou deveria ser, redescobri-lo, só que dessa vez com consciência. Por isso é tão importante o autoconhecimento.

Viver o propósito é criar e inovar. É tornar viável. Romper com o lugar comum. Viver com toda a plenitude do meu ser. Influenciar as pessoas a serem melhores. Espiritualizar-me e amar profundamente. Acreditar.

O propósito sempre evolui. É busca constante. É movimento. Não é algo estagnado, parado, que uma vez que você descobre, fica satisfeito. Propósito é um questionamento que não para nunca. Quando você o encontra, ele evolui. Novas questões surgem. Ele fica mais complexo. E é assim que deve ser.

Quanto mais eu vivo meu propósito, mas eu sei sobre mim, sobre as pessoas, sobre as organizações e sobre o planeta, e de repente, eu descubro que nada sei sobre mim, sobre as pessoas, sobre as organizações e sobre o planeta, e começo tudo de novo. Não do zero, mas do cem, do mil, do milhão e nunca acaba. E é aí que está a graça. Que está a vida. Que está o motor que move tudo. Que transforma e cuida ao mesmo tempo.

Propósito tem a ver com doação. Um exercício de acalmar o EGO e colocá-lo no seu devido lugar. Precisamos aprender a ser coletivos e individuais ao mesmo tempo e com equilíbrio. Propósito é essência.

Às vezes pergunto para as pessoas: Qual é o seu propósito? Ouço respostas como: ser feliz, criar meus filhos, cuidar da minha família e fazer o bem. Isso não é propósito. Sem dúvida são objetivos nobres e necessários, mas tem um quê de EGO muito forte. Precisamos ir além. Ter propósito comigo mesmo não é propósito. O propósito é maior e específico. O propósito é para o mundo.

Propósito pressupõe o EU consciente. A relação profunda com os outros “EUs”. A real expressão de talentos e paixões, e o cuidado com o planeta em todos os aspectos (econômicos, sociais, ecológicos, culturais, etc). Para viver o propósito deve-se buscar um estilo de vida equilibrado que te harmonize e que te coloque em harmonia com os outros e com o planeta. É necessário um fluxo financeiro próspero, onde haja equilíbrio entre as necessidades individuais e a viabilidade coletiva.

Reconheço! Fazer tudo isso é muito difícil, mas vale a pena cada gota de suor. Para mim nunca fez sentido viver sem propósito e sem significado. E para você?

Raphael Rodrigues, consultor com foco no desenvolvimento organizacional e humano, cofundador e facilitador do Impulso Emerge e dono da Pharrel Consultoria

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens