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6 práticas recomendadas para trabalho remoto por equipes de desenvolvimento de software ágil

por:

Caroline Verre

Caroline Verre

As equipes de desenvolvimento de software Agile prosperam na colaboração e na interação dinâmica. Pensando nisso, a Gartner formulou um report com seis recomendações práticas para manter suas equipes eficazes e engajadas enquanto estiverem remotas. E nós trazemos os principais pontos para você.

Em 2020, a mudança repentina para o trabalho remoto criou preocupação entre a engenharia de software e os líderes de aplicativos de que a velocidade de desenvolvimento sofreria.

As equipes de desenvolvimento ágil são inerentemente auto-organizadas e adaptáveis ​​às mudanças, mas os profissionais técnicos de aplicativos devem manter uma forte cultura de equipe de colaboração próxima, ciclos de feedback e interação dinâmica para permanecerem eficazes.

Peter Hyde, diretor analista sênior da Gartner, conversou com os clientes da Gartner para definir seis práticas recomendadas para manter as equipes de desenvolvimento de software remotas eficazes e bem-sucedidas. Este artigo recapitula os pontos-chave, editados para concisão e clareza.

Mudança para trabalho remoto: como as equipes de desenvolvimento estão se adaptando?
A mudança repentina para o trabalho remoto foi inesperada, mas foi surpreendentemente bem implementada na maioria dos casos. Depois de meses de trabalho remoto, vamos ver o progresso feito pelas equipes de desenvolvimento remotas.

Um relatório publicado recentemente sobre 50 equipes remotas de desenvolvimento ágil mostrou resultados mistos:

  • 92% das equipes estão escrevendo mais código em uma média de 10%, o que parece bom.
  • Infelizmente, 63% das equipes estão lançando com menos frequência, com o número total de lançamentos caindo preocupantes 21%.
  • Além disso, o tamanho médio do lançamento aumentou em 64%, aumentando o risco e o tempo para valorização.

Portanto, antes da pandemia de COVID-19, tínhamos lançamentos pequenos e frequentes e éramos muito ágeis. Agora temos lançamentos grandes, pouco frequentes e de alto risco. Essa não é a situação ideal para equipes ágeis e remotas recentemente.

Essa mudança é agravada por um aumento sério de 45% no tempo de ciclo, um aumento de 7% em defeitos e problemas de produto e qualidade diminuída, conforme evidenciado por um aumento de 6% na rotatividade de código.

Essas condições negativas foram criadas pela transição abrupta para equipes de trabalho remotas sem a necessária preparação, treinamento e infraestrutura.

As equipes remotas de software ágil devem enfrentar estes desafios:

  • Como podemos corrigir essa tendência preocupante?
  • Como oferecemos suporte a equipes ágeis totalmente remotas?
  • Como usamos nossa agilidade existente para abraçar a nova situação e prosperar?

Criando um ambiente de trabalho remoto produtivo
Para desenvolver uma equipe de trabalho remota eficaz e eficiente, aqui estão seis práticas recomendadas pela Gartner:

1- Reveja a situação.
2- Envolva-se como uma equipe.
3- Mantenha o ímpeto.
4- Promova a abertura.
5- Aproveite a tecnologia.
6- Evolua as práticas da equipe.

Etapa 1: analise a situação
Primeiro, analise a situação da sua equipe remota. Como perdemos os benefícios da localização, em que a interação constante, o emparelhamento fácil e as conversas mais frias auxiliam o trabalho em equipe, precisamos abordar a colaboração de outras maneiras. Várias abordagens eficazes que você pode usar para definir o tom para sua equipe em um ambiente repentinamente remoto são:

  • Organize uma videoconferência de 60 minutos com sua equipe para descrever como você se comunica e colabora ao trabalhar remotamente, evolua a cultura de sua equipe para resolver desafios remotos e adaptar a maneira como você trabalha.
  • Faça uma videoconferência de 30 minutos com o seu product owner para alinhar a equipe com o produto, visão e estratégia.

Essas videoconferências ajudam a capacitar uma equipe ao concordar com novas maneiras de trabalhar e reforçar o propósito.

Etapa 2: se envolva com sua equipe de trabalho remoto
O trabalho remoto é uma habilidade que requer tempo e esforço para ser desenvolvida. A videoconferência é uma ótima maneira de se envolver com sua equipe. Quantas vezes você já participou de uma videoconferência com a câmera desligada, o microfone sem som, verificando seu e-mail, trabalhando em um documento separado ou possivelmente fazendo uma xícara de chá?

Existem regras simples para a etiqueta de videoconferência, incluindo:

  • Estar presente. Se você acha que a reunião não tem valor para você, recuse o convite. Se você comparecer, fique atento e deixe sua câmera ligada.
  • Seja humano. Não se preocupe que seus filhos, outras pessoas significativas ou animais de estimação invadam sua imagem. Bem-vindo, pois mostra que você é humano e enfrenta os mesmos desafios que todos os outros. Fique no modo mudo se estiver preocupado com interrupções.
  • Faça parte da equipe. Se for uma chamada de equipe, não silencie. Os membros da equipe querem ouvir feedback. Mantenha os almoços da equipe ou drinques após o trabalho na programação para manter a cultura da equipe – e deixe sua câmera e microfone ligados, coma na chamada e convide sua família para dizer olá.

Aprimore sua cultura de trabalho remoto
A cultura é frequentemente vista como uma barreira para a colaboração efetiva, e isso se torna mais desafiador quando se trabalha remotamente. As empresas que priorizam a cultura são fundadas com uma visão de sua cultura futura desejada, então, aqui estão algumas maneiras de melhorar sua cultura de trabalho remoto:

  • Reavalie a cultura da sua organização por meio das cinco dimensões do prisma da cultura Gartner.
  • Objetivo: Por que fazemos as coisas que fazemos.
  • Regras: O que é esperado ou permitido.
  • Identidade: Quem pensamos que somos em relação aos outros.
  • Segurança: como ajudamos uns aos outros a ter sucesso.
  • Medidas: o que valorizamos e em que prestamos atenção.
  • Facilite um breve workshop da equipe para avaliar os valores da sua empresa e alinhar o trabalho a esses valores.
  • Aja da maneira que você gostaria de ver. Cultura é o que você diz e o que faz.
  • Chegue a um acordo sobre valores e um estatuto de equipe para orientar a conduta e fornecer estímulos comportamentais.
  • Demonstre liderança cultural pessoal, comprometendo-se a seguir esses valores orientadores todos os dias.

Etapa 3: mantenha a dinâmica de sua equipe remota
Como equipes de desenvolvimento, devemos continuar a agregar valor enquanto trabalhamos remotamente, e isso pode exigir alguns ajustes no processo. Pegue uma equipe scrum como exemplo. O gráfico a seguir ilustra alguns ajustes que você pode fazer para ser inclusivo, construir confiança e garantir que todos sejam ouvidos.

De centrado no cliente a obcecado pelo cliente
Às vezes esquecemos que o motivo pelo qual fazemos o trabalho é para resolver um problema para nossos usuários finais. Trabalhar remotamente adiciona outra barreira entre as equipes de produto e as pessoas a quem dão suporte.

Para resolver isso, devemos nos concentrar em ajudar as pessoas que usam nossos produtos a resolver seus problemas. Centrado no cliente é um ótimo estilo, mas ser obcecado pelo cliente é como podemos ter sucesso. Aproxime-se dos seus clientes, compreenda o trabalho que desejam realizar e ajude-os a realizá-lo.

Use o mapeamento de jornada para entender como seu sistema é usado no mundo real e como priorizar seu trabalho de desenvolvimento para maximizar o valor produzido. Devemos continuar com esse foco no cliente em nossa estratégia de produto com pesquisas de mercado precisas e uso rápido de validação.

Etapa 4: Promova a abertura e a transparência em suas equipes remotas
Devemos construir confiança em nossas equipes remotas com base na compreensão e respeito mútuos. Incentive a abertura com almoços remotos semanais e intervalos virtuais para café. Discuta a vida cotidiana, desenvolva empatia, estabeleça conexões e seja claro sobre suas intenções e raciocínio.

Promover a abertura e criar transparência gera confiança, o que permite aos membros da equipe correr riscos, admitir erros, confiar uns nos outros e melhorar juntos.

  • Seja compreensivo e compreensivo ao trabalhar com sua equipe, mas não valorize a educação em vez do progresso.
  • Desafie comportamentos que entrem em conflito com seu acordo de trabalho remoto e destaque os problemas potenciais no início para evitar que o ressentimento se acumule com o tempo.
  • Comunique-se abertamente. Não existe supercomunicação durante o trabalho remoto. Use responder a todos nos e-mails da equipe e faça perguntas em sua ferramenta de colaboração para que todos possam contribuir.

Embora remotos, também devemos continuar a validar nosso trabalho com clientes reais. O feedback rápido é essencial para permitir que as equipes ágeis tomem decisões rápidas e se concentrem nos recursos certos.

Com os desafios dos testes de usuários presenciais, devemos contar com soluções de tecnologia para fornecer os mesmos resultados. Videochamadas com Zoom e Webex, pesquisas com Typeform e SurveyMonkey e testes de usabilidade com UserTesting.com e UsabilidadeHub são formas de receber feedback rápido.

Todos na equipe remota devem estar envolvidos no teste do usuário para criar um entendimento compartilhado e uma melhor experiência do produto.

Etapa 5: Aproveite a tecnologia para equipes remotas eficazes
O trabalho em equipe remoto eficaz requer estreita colaboração em vários canais abertos com indivíduos movendo-se habilmente entre as ferramentas de tecnologia remota de suporte.

Desenvolver bons hábitos de comunicação e colaboração é um ótimo começo, mas as equipes remotas devem criar um espaço de equipe virtual compartilhado para ter sucesso. Combine as ferramentas de colaboração com os comportamentos desejados para criar um conjunto de ferramentas comum, formar um senso de comunidade e manter a confiança por meio da conexão da equipe.

Compreender a sua tecnologia de trabalho remoto
Compreenda as opções disponíveis com seu conjunto de ferramentas atual. Identifique ferramentas que podem apoiar a maneira como sua equipe trabalha, priorizando as interações face a face. A tecnologia raramente é a resposta, mas fornece a plataforma certa para permitir conversas.

Mudança para o desenvolvimento hospedado na nuvem
Mudar para ambientes de desenvolvimento hospedados em nuvem aumenta a agilidade e resiliência da equipe por meio de ambientes flexíveis, compartilhados e sempre disponíveis.

Ambientes de desenvolvimento totalmente hospedados em nuvem oferecem recursos de código, construção, teste e depuração. As equipes que já mudaram para um ambiente de desenvolvimento hospedado na nuvem estão percebendo o valor de mudar para o trabalho remoto.

Evite correr para o espaço da ferramenta e comprar a primeira ferramenta que parecer atender às suas necessidades. Trabalhe com sua arquitetura e grupos de ferramentas para testar e adotar ambientes de desenvolvimento baseados em nuvem que permitem o desenvolvimento colaborativo.

Trabalhe com sua equipe de infraestrutura para entender quais serviços podem ser movidos para a nuvem pública, híbrida ou privada. Avalie como essa mudança alterará as formas de trabalhar de sua equipe.

Etapa 6: Evolua as práticas de sua equipe remota
Finalmente, você deve evoluir as práticas de sua equipe remota.

O processo ágil é construído sobre os três pilares do processo empírico: transparência, fiscalização e adaptação. Devemos usá-los para desenvolver continuamente nossas práticas de trabalho para melhorar os resultados que produzimos para nossos clientes.

Mudanças disruptivas são estressantes. Mantenha as linhas de comunicação abertas com suas equipes remotas, agende individualmente, verifique as pessoas – mas, acima de tudo, seja gentil com você mesmo e com os outros.

A modernização de seu processo deve ser acompanhada por uma mudança na maneira como você organiza seu trabalho. É improvável que seus clientes se importem com seu processo ou produto – eles estão mais preocupados em resolver seus desafios e realizar seu trabalho. Seu produto terá mais chances de sucesso se estiver alinhado com seus valores e fornecer a melhor maneira de atingir seus objetivos.

Essas seis práticas recomendadas da estrutura de equipe remota podem ajudá-lo a reavaliar como ajudar os funcionários remotos a permanecerem eficazes. Essa estrutura provou ser bem-sucedida no suporte a equipes de desenvolvimento de produtos remotos e na melhoria de como operam.

O que vem por aí para trabalho remoto e modelos de trabalho?
Não espere um retorno para sua organização pré-pandêmica. COVID-19 tem sido o único impulsionador mais significativo da transformação digital deste século.

Ao prever mudanças pós-pandêmicas, considere as necessidades de pessoas, processos, tecnologia e produtos. A maioria das pessoas está trabalhando remotamente por necessidade, mas isso logo mudará para um modelo híbrido mais complexo de trabalhar em casa e viajar para o escritório para uma colaboração mais próxima.

Devemos revisar essa situação dinâmica regularmente para garantir que estamos aproveitando ao máximo as oportunidades disponíveis. Sempre comece com seu pessoal, fale com eles regularmente para estabelecer uma conexão e apoiá-los no que for necessário.

  • Revise seus processos. Procure atritos com o trabalho remoto e colabore para resolver esses problemas.
  • Reavalie suas necessidades de tecnologia. Entenda o que mais é necessário para tornar o trabalho remoto bem-sucedido e avalie sua tecnologia remota para garantir que você está gastando seu tempo e dinheiro no trabalho certo.
  • Para os membros da sua equipe e colegas, seja a mudança que você deseja ver. Colabore positivamente, seja solidário e crie uma equipe capacitadora.

O processo de sua equipe remota não está definido em pedra, então mude-o até que funcione. Em seguida, altere novamente até que esteja melhor e continue fazendo isso.

Permita que a tecnologia o capacite. Automatize o trabalho enfadonho, melhore a riqueza de suas interações e torne o trabalho divertido.

Lembre-se de que nossos modelos de trabalho devem mudar, então seja implacável no corte de trabalhos que não agreguem valor e foque em produzir o melhor serviço possível para seus clientes.

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