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Com a chegada das chamadas gerações Y e Z ao mercado de trabalho – que têm o questionamento e a colaboração entre suas características -, as empresas precisam se revisitar para conseguir atender aos anseios desses jovens, e assim conseguir motivá-los e comprometê-los com o trabalho. O que eles querem é fazer parte, pertencer e ser agentes de mudanças. Isso faz com que os profissionais busquem por um propósito naquilo que fazem, e por que não alinhar propósitos pessoais aos propósitos empresariais?!

Foi assim que a estagiária de marketing da TOPdesk, Priscila Souza Rodrigues, colocou todos na empresa para, literalmente, correr. Tudo começou em 2018, quando ela, que já praticava atividade física, se juntou a um grupo de amigos para participar da 2ª edição da corrida e caminhada “Todos pelos Passos da Duda” – uma corrida solidária -, que aconteceu em setembro, em São Bernardo do Campo.

O evento buscava arrecadar fundos para a continuidade do tratamento de uma garota de 7 anos que sofre da translocação do cromossomo 8, uma síndrome rara que causa atraso de desenvolvimento, e pode ter seus efeitos atenuados através de uma fisioterapia intensiva realizada no Chile. Focada em reunir o máximo de pessoas em sua equipe, Priscila convidou os colegas de trabalho e a mobilização resultou na participação da TOPdesk como patrocinadora e apoiadora do evento, o que propagou a causa para muitas outras pessoas.

“Meu objetivo era reunir o maior número de pessoas para ajudar uma garotinha que tem uma história muito bonita de superação, além de incentivá-los a ultrapassar seus próprios limites e iniciar novos hobbies, como aconteceu comigo”, diz Priscila. “A TOPdesk sempre incentivou seus colaboradores a terem iniciativa e trazerem novos projetos à empresa, sejam eles diretamente relacionados ao negócio ou não. A abertura da empresa foi fundamental para que a ação passasse de apenas uma ideia a algo concreto, pois não tive dificuldades em levar o projeto adiante, já que desde o primeiro momento, a causa foi apoiada”, explica.

Segundo Marcelo Gastaldi, gerente de marketing da TOPdesk e gestor da Priscila, a cultura holandesa, da qual a empresa pertence, já privilegia certos questionamentos como: “Será que o que estamos fazendo/criando/vendendo terá um impacto positivo para o mundo?”. A partir daí, criaram o propósito de marca que se resume ao conceito Elevating Lives, ou seja, oferecer ao público algo que, de fato, mude vidas para melhor.

“Por que não levar adiante a proposta feita por uma estagiária? Quando decidimos por uma nova proposta de modelo de negócios na TOPdesk, formada por células que uniam áreas de atuação congruentes, esse era um dos resultados esperados: gerar inteligência criativa! E a inteligência criativa só aparece quando se dá espaço e incentivo para que todos percebam que são estratégicos e que fazem parte do negócio”, explica.

Após o envolvimento da empresa, Priscila e seus supervisores passaram de mesa em mesa explicando como funcionaria e coletando nomes para a inscrição. “No dia da corrida, nos encontramos no local e largarmos juntos. Ao término do evento, posso garantir que todos estavam cansados, mas também realizados por cumprir a prova, ter essa nova experiência e compartilhá-la com todos ali”, conta Priscila. Segundo ela, a partir de então, novas propostas de atividades foram sendo cada vez mais discutidas dentro da TOPdesk, e a intenção é que os colaboradores realmente incentivem esse tipo de prática e tragam ideias que sustentem a missão de “elevar vidas”.

Priscila está cada vez mais envolvida em trabalhos voluntários. Em 2018, também conheceu a “Hamburgada do Bem”, um projeto que realiza eventos em comunidades carentes, promovendo integração social entre voluntários e crianças, levando hambúrguer e brincadeiras. Ela também foi voluntária no projeto “Bem da Madrugada”, que reúne voluntários no bairro da Sé para distribuir alimentos, bebidas, roupas e kits de higiene pessoal para os moradores de rua da região. “Eu acho que todos deveriam, ao menos uma vez na vida, realizar trabalho voluntário, porque é uma experiência muito gratificante e engrandecedora”.

A corrida “Todos Pelos Passos da Duda – 2ª edição”, contou com mais de 1.800 inscritos – 700 pessoas a mais que o ano anterior –, e cumpriu com o objetivo de embarcar a Duda e seus pais para o Chile, onde poderão continuar com o tratamento, e, de quebra, arrecadou mais de 1.500 quilos de alimentos para outras instituições.

TOPdesk Multinacional, fundada há 25 anos na Holanda, está há 5 anos no Brasil e desenvolve uma ferramenta de Servicedesk que trabalha com sistema de gestão de serviços internos que pode ser utilizado para integrar a comunicação entre departamentos como TI, Facilities, RH e outros. Na ferramenta, os usuários têm a visão completa dos serviços disponíveis, desde o registro e acompanhamento de solicitações de incidentes até a gestão do processo de mudança na companhia.

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