fbpx
Tempo de leitura: 1 minuto

Design e inovação caminham juntos há muitos anos. Aliás, engana-se quem pensa que o trabalho de um designer é limitado a apenas saber fazer belas montagens com Photoshop e criar embalagens. Desde muito antes de existir computador, o design trouxe mudanças significativas para a sociedade, transformando nossa rotina e adiantando o futuro.

Até podíamos começar este texto citando um dos exemplos de design e inovação mais aclamados dos últimos tempos, o iPhone, mas todo mundo já sabe que esse smartphone mudou o mundo e a forma como a sociedade interage hoje em dia.

Por isso, listamos três momentos da história em que o design causou disrupção, e você nem sabia!

1º CÓDICE

Talvez a primeira grande inovação na área de design de informação seja o códice. Para quem nunca ouviu falar sobre isso, trata-se de uma nova forma de organizar os conteúdos que antes eram gravados em rolos de pergaminhos, na Antiguidade e Idade Média. O códice surgiu da ideia de empilhar páginas de papel e fixá-las em uma borda por meio da encadernação. Os livros de hoje em dia só têm esse formato graças a essa invenção. Além de substituir o pergaminho, melhorou a usabilidade do livro e causou menos desgaste de material.

2º GPS

Você já se perguntou como as pessoas conseguiam sobreviver sem o Waze ou Google Maps para se localizar? Pois é, o GPS — sistema de posicionamento global — foi declarado totalmente operacional apenas em 1995, mas só por volta de 2009 é que começou a se popularizar com o modelo de GPS para carros TomTom, que logo após foi substituído pelos aplicativos de smartphones. Sem essa tecnologia, inúmeros outros negócios talvez nem chegariam a existir, como o Uber, por exemplo.

3º TECLADO VIRTUAL

O teclado dos celulares sofreu duas grandes mudanças bastante significativas. A primeira delas foi a substituição do teclado alfanumérico pelo QWERT, que fez enorme diferença na digitação, e pode ter sido um dos motivos que facilitou a propagação do envio de sms, em vez de utilizar a ligação para se comunicar. Já a mudança do teclado físico QWERT para o teclado virtual, liderado pela Apple com o lançamento de seu primeiro iPhone, dividiu opiniões e fez até muitas marcas concorrentes acreditarem que não daria certo. Entretanto, não só deu certo como revolucionou os smartphones que vieram depois dele.

Área de conteúdo HSM

Receba novidades por e-mail.