HSM

Falta o essencial no “Triple Bottom Line”

Ainda falta para as empresas a capacidade de desenvolver líderes em todos os níveis, não apenas no topo

Muito se fala do Tripé da Sustentabilidade: o pilar econômico-financeiro, o Social e o Ambiental. No meu modo de ver, falta o quarto e principal componente: a capacidade de desenvolver líderes em todos os níveis, não apenas no topo. Estou convencido que as empresas vencedoras nessa nova época serão aquelas que souberem montar verdadeiras “Fábrica de Líderes”.  A sobrevivência  – ou se preferir, a longevidade, a perpetuidade, a sustentabilidade a longo prazo das empresas –  será diretamente proporcional à sua capacidade de desenvolver líderes de qualidade, além de serem capazes de oferecer produtos ou serviços de qualidade. Líderes eficazes, repito, não apenas gerentes eficientes.

Ao longo da minha carreira tenho tido a oportunidade de conviver com vários líderes inspiradores em diversas partes do mundo. São líderes – homens e mulheres, alguns bastante jovens –  diferenciados, notáveis, mesmo aqueles que são anônimos por não ocuparem cargos nem posição social de destaque. Mas exercem a liderança de forma muito competente.

Inspirado pela convivência com alguns desses líderes de carne e osso, e baseado na minha própria prática de quase três décadas, nos últimos anos tenho concebido e coordenado alguns Programas de Desenvolvimento de Líderes bastante diferenciados dos tradicionais cursos e seminários institucionais oferecidos sobre o tema. Ao lado dos meus colegas e sócios da Empreenda, tenho me empenhado em desenvolver Líderes 2.0, um tipo de líder inspirador, muito diferente daquele Líder 1.0 que encontramos com freqüência muito maior.

Esse novo tipo de líder se destaca por reunir cinco características ou as Cinco Forças do Líder Inspirador:

Define com clareza o Rumo, o Propósito Comum
O Líder 2.0 oferece às pessoas aquilo que mais desejam: uma bandeira, uma razão para suas vidas. Acreditam que as pessoas estão dispostas a oferecer o melhor de si e até mesmo a fazer sacrifícios, desde que se identifiquem com uma Causa, um Porquê para o seu cotidiano.

Valoriza a estrela que existe nos outros
O Líder 2.0 não se satisfaz em ter atrás de si um grupo de pessoas seguindo fielmente o rumo traçado e recompensado pela sua lealdade. É aquele que tem em torno de si pessoas capazes de exercer a liderança quando necessário.  Cria mecanismos, atitudes e posturas que estimulam o desenvolvimento do líder que existe dentro de cada um com quem convive. Forma, assim, outros líderes, seu maior legado para o futuro da organização.

Cuida do todo não apenas da parte
O Líder 2.0 atua onde faz diferença. Não comanda apenas uma equipe de subordinados dentro das paredes de uma empresa. Exerce a liderança também “fora”, para cima e para os lados: lidera clientes, parceiros, comunidades e influencia chefes, colegas e acionistas.

Faz mais que o combinado
O Líder 2.0 não é aquele que apenas chega aonde anunciou antes. Não basta cumprir metas. É aquele que surpreende pelos resultados incomuns que obtem de pessoas comuns. Sabe compatibilizar o hoje com o amanhã. Garante o presente enquanto constrói o futuro.

Inspira pelos valores
O Líder 2.0 constrói um mapa de atitudes em torno de valores que são explicitados, disseminados e praticados. Cria um clima de ética, integridade, confiança, respeito, transparência, aprendizado contínuo, inovação, paixão e humildade.  Educa pelo exemplo. Prima pela coerência entre o que diz e o que faz. Lidera a si mesmo antes de pretender liderar os outros.

E você? Quais desses pontos você já pratica? Quais precisa praticar mais? Temos de evitar atuar no novo jogo da liderança usando a velha forma de pensar que nos prende ao passado. 

Que essas provocações possam motivá-lo a se transformar em um Líder 2.0, “abandonando as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecendo os velhos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares”, como nos ensina os bonitos versos do grande poeta da língua portuguesa, Fernando Pessoa.

César Souza (Presidente da Empreenda, empresa de consultoria em estratégia, marketing e recursos humanos, além de autor e palestrante)

HSM Online
22/04/2010
 
Leia também outros artigos deste colunista

por: Cesar Souza
Sem votos

Comentários

YsbzqD dsnlgswkodzs, [url=http://ntuhkbdxqgbs.com/]ntuhkbdxqgbs[/url], [link=http://lrvwzfhpvssb.com/]lrvwzfhpvssb[/link], http://bpxoomofwska.com/

Cesar, será que o People, dos 3 Ps do Triple Botton Line (People, Profit, Planet), não engloba o que vc está considerando como 4o pilar? Porque, a meu ver, são as pessoas que fazem ou não acontecer, e cada vez mais precisamos de uma Liderança Coletiva, você não acha?
ElianaOriginal diz respeito ao Social (Responsabilidade Social) , Ambiental (o Planet) e o Profit. Aí começarama chamar de "People" mas tem o carater Social, de comunidade e não de Gente dentro das empresas, com formação de líderes inspiradores. Minha intenção é dar ênfase a LIDERAANÇA como sustentaçãod e qualquer modelo. Grato pelo comentario que provoca reflexão.
Caro César Sousa, bem colocado a necessidade do 4º pilar. Se não pontuarmos e destacarmos que devemos ter líderes em todos os níveis, considerando como já implicito no todo, como uma questão óbivia de execução, não iremos dar o devido valor e prioridade neccessários ao desenvolvimento desses lideres em nossos projetos de desenvolvimento, na forma e quantidade para que nossas empresas entrem no patamar que o mercado exige, e que precisamos para nos tornar competitivas. É bom o destaque. Como sempre a sua colocação é relevante para servir de lembrete para as armadilhar que o dia a dia nos coloca onde perdemos o foco de itens relevantes como esse. Obrigada.
César, parabéns pelo texto. Estou concluindo minha monografia e citei o seu material no momento em que falo sobre a importância do desenvolvimento da liderança. Meu Tcc fala sobre sustentabilidade social dentro das organizações e as relações públicas (curso o qual estou me formando). Mais uma vez parabéns!
Muito bem colocado. Parabéns.
Cesar,Tenho acompanhado seus livros e suas palestras. Quando terminei a faculdade, utilizei parte do seu livro Voce é do Tamanho dos Seus Sonhos para minha monografia, agora que estou terminando minha pós graduação me vejo novamente com um livro seu na minha cabeceira, bolsa, enfim, me acompanhando sempre para mais uma conclusão de curso "Você é o Lider da sua Vida".Quero dizer que continuarei a te acompanhar por muito tempo, mesmo que não faça mais nenhum curso.Parabéns pela sua matéria, realmente, as empresas precisam sim investir mais nos futuros lideres, por que sem eles não há sustentabilidade para dirigir os diversos setores.
Cesar......como não poderia ser diferente, mais um excepcional artigo de alguém que verdadeiramente possui uma visão de 360º. Venho acompanhando seus artigos e me surpreendo a cada vez que os leio, pois é formidável a maneira que expõe seus pensamentos e tenho certeza de que influência de maneira positiva aqueles que o admiram. Parabéns
Caro César, maravilhoso seu insight. Concordo em gênero, número e grau, que o líder tem que sair do ambiente interno das organizações, e se manisfestar positivamente do lado de fora. Agora existe um problema grave que deve ser contornado, que é o de emponderar pessoas sem os atributos de líder. Algumas empresas colocam pessoas erradas em postos chaves, que por sua vez, reúne seus amigos mais diletos para cargos importantes. Não se constrói a liderança infringindo regras, e não sendo ético. As pessoas devem progredir à medida que se manisfestam capazes de conduzir uma equipe, e não pela qualidade de sua amizade, e sim pela qualidade do seu trabalho. Pela não adoção da meritocracia em algumas empresas, muitos líderes 2.0 estão se perdendo. Sugiro que você trate desse tema nas suas próximas reflexões. Um abraço.
Sustentabilidade acima de tudo são ATITUTES DE PESSOAS preocupadas com o todo. Recursos naturais e pessoas. Pessoas que estão consumindo, pessoas que estão na comunidade, pessoas que trabalham na empresa, pessoas ...Obrigada por nos fazer refletir.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Opine!